Easy Resize com

Brisa do MAR

O projeto, um retrofit de um antigo hotel, foi projetado para mostrar aos hóspedes e visitantes o clima fresco e alegre do Rio de Janeiro.

 

Um dos principais objetivos do projeto de interiores para o Fairmont Hotel & Resort, de 32.634,90 m2 distribuídos em 14 andares, era atualizar ambientes do edifício criando um layout que valorizasse a onipresente vista da praia de Copacabana e trazer o Rio de Janeiro para dentro do hotel. Idealizado pelo escritório Anastassiadis Arquitetos, capitaneado pela arquiteta e designer Patricia Anastassiadis, o projeto é um retrofit do antigo Sofitel Copacabana e foi desenvolvido com o intuito de representar o frescor e a atmosfera vibrante da cidade, por meio de ambientes que proporcionam bem-estar, aconchego e refletem as características da marca Fairmont. Este é o primeiro hotel da bandeira, que pertence ao grupo Accor, no Brasil.

No térreo, o acesso principal é integrado à calçada graças ao mesmo revestimento no piso – a pedra portuguesa, um clássico carioca – proporcionando a sensação de estar em uma extensão da praia e permitindo que a luz exterior e a brisa do mar passeiem pelos ambientes, que foram reformulados para oferecer maior fluidez e favorecer a circulação dos visitantes. 

 

“O trabalho de retrofit é mais sutil. Ele envolve a afetividade, mexe com a memória que remete a lembranças e histórias.” – Patricia Anastassiadis

 

O mar e a praia podem ser observados das áreas comuns, incluindo as abertas ao público, como o terraço e o SPA. A área de lazer integra duas piscinas servidas por um bar e um restaurante e está localizada no 6º andar, sendo dividida por um lounge com piso e teto de madeira, repleto de peças de design e arte. Móveis projetados por Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin foram incluídos em vários espaços do edifício.

Em destaque, a cuidadosa curadoria de obras para o projeto – uma das marcas registradas do trabalho de Anastassiadis – reúne grandes nomes do panorama artístico nacional, como Artur Lesher, Hugo França, Marlon Vital, Hilal Sami Hilal, Estúdio Araquém Alcântara, Alessandro Gruetzmacher, Cacá Mousinho, Cláudio Edinger e Atelier Adriana Carlota.

A praia de Copacabana, inclusive, pode ser vista de todas as áreas do hotel.

 

Easy Resize com

Easy Resize com

 

Nos espaços que proporcionam bem-estar e conforto foram inseridas cores que representaram a era de ouro do Rio de Janeiro nos anos 50 e 60.

 

Easy Resize com

Easy Resize com

 

Os espaços proporcionam uma imersão no design brasileiro, pois apresenta peças icônicas de designers renomados do país. Uma das principais mudanças foi o deslocamento do saguão do térreo para o 6º andar. Dessa maneira, os hóspedes são convidados a fazer o check-in em uma área entre as piscinas (também resenhadas) e o terraço.  

Para mostrar a atemporalidade e também o espírito alegre do Rio, optou-se pelo uso do maior número possível de materiais naturais, como madeira, linho ou pedra, para trazer um clima descontraído e clássico para o hotel

 

Easy Resize com

Easy Resize com

Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Redação

Imagens: Rômulo Fialdini e Ana Mello

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest