Imagens SITE Easy Resize com

Cadernos de Estudos Urbanos’ por Instituto das Cidades

Volumes têm como propósito estabelecer um espaço permanente de interlocução para professores, pesquisadores, estudantes e interessados nos diferentes aspectos dos estudos urbanos.

 

O Instituto das Cidades do campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acaba de lançar os cinco primeiros volumes dos Cadernos de Estudos Urbanos, resultantes do Seminário de Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade organizado pelo próprio Instituto em outubro de 2021. O evento teve espectro temático amplo, recobrindo uma variedade de tópicos no âmbito dos estudos urbanos que contribuem para melhor compreender as trajetórias históricas e tendências presentes e futuras relativas às cidades do Brasil e do mundo.

Publicados a partir de março de 2022, e com acesso público, as obras nascem como consequência natural das atividades de pesquisa que, desde 2018, têm lugar no Instituto das Cidades, cujo objeto complexo e multifacetado faculta e demanda abordagens nas quais contribuições de diferentes disciplinas convergem.

 

“Os Cadernos de Estudos Urbanos representam um marco importante no processo de fortalecimento e consolidação do campus Zona Leste da Unifesp. O lançamento desses primeiros volumes é fruto de todo um processo de construção do Instituto das Cidades, de interlocução com os estudos e pesquisas dos grupos de professores, pesquisadores, para dentro da Unifesp, para fora da Unifesp, resultado do Seminário de Estudos Urbanos e Interdisciplinaridade” – Patrícia Laczynski, diretora acadêmica do Instituto das Cidades da Unifesp e integrante do Conselho Editorial da publicação.

Imagens SITE Easy Resize com

A variedade e abundância dos temas pertinentes ao urbano conjugam-se a abordagens e métodos também múltiplos, expressando a complexidade dessa área de estudos.

  1. Cidade, Democracia e Educação;
  2. Cidades: memórias, histórias e narrativas;
  3. Mobilidade em território das periferias urbanas;
  4. Periferias urbanas contemporâneas;
  5. Urbanização crítica.

 

Acesse os volumes AQUI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Instituto das Cidades
Imagem: Divulgação Instituto das Cidades

Compartilhe este post