Imagens SITE Easy Resize com

Calu Fontes lança livro com obras inéditas na Livraria da Vila

Há quase dois anos sem eventos presenciaislivraria recebe a artista plástica para lançamento que celebra 20 anos de sua trajetória.

 

Após quase dois anos de encontros e lançamentos exclusivamente digitais, a Livraria da Vila terá seu primeiro evento presencial. No dia 26 de novembro, à partir das 17h, a unidade Fradique Coutinho recebe a artista plástica Calu Fontes, que lança “Calu Fontes”, da editora WMF Martins Fontes, livro em celebração aos seus 20 anos de trajetória. 

Dividido em dois volumes, Calu Fontes tem coordenação editorial de Luciana Farias Baba Vacaro, texto da jornalista Cristina Ramalho, design da Bloco Gráfico e imagens do fotógrafo e artista Ding Musa. Durante o processo de concepção do livro, Calu volta às origens, revisita trabalhos antigos e, com a intenção de produzir um livro de artista, dá vida a novas criações.  

 

Foi um processo de revisitação, uma viagem de descobrimento, e incorporei tudo que estava nesse percurso. Os dois volumes são uma narrativa criada a partir do meu olhar para o passado e de um desejo de me abrir para o novo” – Calu Fontes

 

Easy Resize com

 

As páginas estampadas por obras da artista, que desde sempre utilizou ilustrações para se expressar, reúnem uma diversidade de elementos, linguagens e suportes orquestrados de forma harmônica.  A capa que abraça os livros, um invólucro transparente com serigrafia dourada, tem como objetivo fundir as composições e sobreposições aplicadas em cerâmica, papel e vidro, materializando a essência e a linguagem tão própria das suas produções.

livro 1 resgata o desenho genuíno e também destaca as diversas camadas presentes nos trabalhos de Calu. Em busca da liberdade de formas, ela explora a textura da argila e encontra um novo jeito de se comunicar pela cerâmica. Peças que quebraram, racharam ou apresentaram alguma “imperfeição” durante a produção, não foram descartadas. Os experimentos resultaram em uma série inédita, de itens orgânicos, compostos por linhas mais finas e irregulares. Surgiram nesse contexto, inclusive, obras sem ilustrações, que dão ênfase às tais camadas. 

Um processo ainda mais inconsciente e experimental é visto no livro 2Calu comprou papéis, os cortou, usou carimbo, papel milimimetrado (herdado da arquitetura) aquarela e nanquim, num movimento de volta ao passado, mas que agregou descobertas. No segundo volume, as ilustrações dão lugar à colagem. Poesia em formas – ora geométricas, ora orgânicas -, cores e elevações, foram colocadas sobre as folhas do segundo volume. As facas utilizadas permitem que os desenhos vazem para a outra página e construam sobreposições surpresas para o observador, instigando-o a se perguntar sobre o que vem pela frente.  

 

Easy Resize com

Easy Resize com

 

“No trabalho de Calu Fontes, o todo não é a simples soma das partes. Sua mente intuitiva vasculha resíduos de memórias em busca de fragmentos de beleza, cores, formas, símbolos, desenhos, palavras – e os sobrepõe sem economia, criando conexões inconscientes que juntas passam a determinar novas escolhas” – Baba Vacaro.

 

 

Serviço 
Lançamento do livro Calu Fontes 
Local: Livraria da Vila | Fradique Coutinho 
Data: 26 de novembro, a partir das 17h  
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros – São Paulo/SP 

Imagens: Ding Musa e Divulgação

 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest