WhatsApp Image at x

CAU Brasil participa da posse dos novos ministros das cidades e do desenvolvimento regional

O CAU Brasil segue com seus esforços para defender as políticas propostas por arquitetos e urbanistas junto ao Governo Federal.

 

No dia 3 de janeiro, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh participou – a convite – das posses dos novos ministros do Ministério das Cidades (MCidades) e do Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília.

“Foi muito interessante ver que existe uma perspectiva social, com a integração dos diversos setores. Os dois novos ministros ressaltaram a importância de termos as pastas da saúde e do meio ambiente envolvidos nas questões das cidades e dos territórios” – Nadia Somekh

Os novos ministros são Jader Filho (MCidades) e Waldez Góes (MDR). Esse evento também marcou a recriação do Ministério das Cidades, que em 2019 foi fundido ao Ministério do Desenvolvimento Regional. O MCidades foi criado pela primeira vez em 2003, com a mobilização e o apoio de arquitetos e urbanistas.

 

WhatsApp Image at x

 

No seu discurso, o ministro Jader Filho anunciou a retomada imediata do programa Minha Casa, Minha Vida. “Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta. Principalmente o Minha Casa Minha Vida. Não podemos dormir tranquilos enquanto milhões de brasileiras e brasileiros estão dormindo nas ruas”, disse.

Segundo pesquisas recentes, o déficit habitacional estimado no Brasil é de 5,9 milhões de moradias. Existem ainda 5,1 milhões de domicílios precários localizados em aglomerados subnormais. E ainda existe uma demanda anual de mais de 1 milhão de novas famílias que se formam a cada ano no país. Previsão do Governo Federal é que R$ 10 bilhões sejam destinados à construção de moradias populares.

“Não é porque a pessoa precisa do apoio do governo que pode se receber uma obra qualquer, de baixa qualidade. Ao contrário, temos de ofertar o melhor possível ao povo brasileiro”, afirmou. O novo ministro lembrou uma frase do presidente Lula dita em 2010. Na ocasião, ele pediu à Caixa Econômica Federal que os apartamentos entregues no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, tivessem varandas.

 

WhatsApp Image at x
O arquiteto e urbanista Nabil Bonduki (ex-vereador de São Paulo); a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; a chefe de gabinete do CAU Brasil, Cristiane Benedetto; e o assessor do CAU Brasil Antônio Couto.

 

Para Nadia Somekh, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo podem contribuir muito na construção de habitações saudáveis e confortáveis para a população brasileira. “Ficou claro nos discursos que as casas e as edificações devem ter a perspectiva da qualidade que só nós, arquitetos e urbanistas, podemos atribuir”, afirmou a presidente do CAU Brasil.

No seu discurso, Jader Filho também destacou a criação da Secretaria Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, promoção do saneamento básico e a busca por financiamentos internacionais para projetos de mobilidade urbana. Conforme proposto pelo GT de Cidades da Equipe de Transição, o objetivo da Secretaria para os Territórios Periféricos é uma articulação federal com foco nas periferias, trabalhando não só a questão da moradia, mas também infraestrutura urbana e equipamentos públicos.

 

WhatsApp Image at x
O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes

 

Diversas outras autoridades estavam presentes à posse, como o ex-presidente José Sarney; os ministros Simone Tebet (Planejamento), Juscelino Filho (Comunicações) e Carlos Lupi (Previdência Social); além de diversos governadores, senadores, deputados, prefeitos e representantes dos movimentos sociais de luta pela moradia.

epresentando os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, além do CAU Brasil, estavam o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (que é arquiteto de formação); o ex-vereador de São Paulo Nabol Bonduki e a ex-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CAU BRASIL
Imagens: Divulgação

 

 

Compartilhe este post