Projeto residencial implantado em L valoriza o revestimento cobogó, em Jaguariúna, no interior de São Paulo
O escritório Starq Arquitetos é reconhecido por assinar projetos corporativos e residenciais de excelência. Em Jaguariúna, no interior de São Paulo, esta residência, idealizada para atender o briefing de um cliente fiel – e com quem o QG já colaborou em outras tipologias, ressalta a versatilidade e expertise técnica do escritório.
Executada como uma casa para apreciar os finais de semana, bem ao encontro do que desejam os donos da propriedade, a morada recebeu ambientes amplos, com circulação fluida e espaços bem acolhedores para o convívio social da família e dos amigos. Cravada em um terreno retangular de 2000 m², ela adota uma solução de implantação em L tanto para otimizar a privacidade como proporcionar excelente insolação no setor íntimo (quartos), além de criar uma conexão aberta junto ao social adjacente à piscina.
Apesar do terreno parecer plano, um pequeno declive, de aproximadamente 80 cm na diagonal foi estrategicamente considerado na hora da edificação. Desse modo, a casa foi posicionada no ponto mais alto, permitindo que as aberturas para o fundo do terreno estivessem praticamente no mesmo nível.
Para a frente, voltada para a piscina, foram criados desníveis, incluindo uma escada que funciona também como área de convívio. O projeto destaca-se pela integração harmoniosa em torno do ponto central (social) do layout, compreendendo as áreas da piscina, churrasqueira, cozinha e estar. A paixão da esposa do casal por gastronomia inspirou o conceito da cozinha gourmet completa, equipada com ilha e forno a lenha.
Vale ressaltar a composição na ala íntima dos proprietários, incluindo os quartos do casal e dos filhos. Esses aposentos estão isolados – o que garante o descanso tranquilo dos usuários. Um elemento vazado foi estrategicamente aplicado na superfície, em frente aos quartos, com o objetivo de alcançar privacidade extra e proteção solar. Considerando as elevadas temperaturas da cidade, o projeto incorpora abas e cobogós para proteger a região dos dormitórios e dos espaços sociais da insolação direta.
Sem contar que o pé direito livre de 3,20 metros proporciona uma atmosfera sempre arejada nos espaços. Bem brasileirinho, o cobogó rouba a cena da casa e injeta bossa extra à narrativa arquitetônica do projeto, o revestimento ainda garante a refrigeração permanente dos interiores, além de uma luz rendada cheia de poesia nos dias mais ensolarados.
Imagens: Maíra Acayaba