Fernandes Arquitetos Projeto Interligacao Luz Sala Sao Paulo Easy Resize com

Conexão Urbana

Fernandes Arquitetos Associados assina projeto que facilita acesso a equipamentos culturais ao conectar Estação da Luz e Sala São Paulo.

 

Inaugurado no ano passado, projeto para a ligação entre a Estação da Luz da CPTM com a Sala São Paulo conta com arquitetura desenvolvida pela Fernandes Arquitetos Associados. A concepção surgiu da leitura da proximidade entre as Estações da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Estação Pinacoteca e Sala São Paulo, equipamentos culturais e pontos referenciais históricos que extrapolam a esfera municipal e que contam com projeção inclusive internacional.

A identificação do potencial do acréscimo de uma conexão direta entre estes patrimônios históricos provocou o desenvolvimento deste projeto, que conta com um caminho aberto e visualmente agradável aos passageiros, com cerca de 225 metros de extensão, e um elevador na chegada à Sala São Paulo. O partido inicial foi desenvolver uma cobertura de estrutura leve, facilmente distinguível como intervenção, com dimensões que se limitam ao atendimento do objetivo de cobertura e sua possível reversibilidade.

 

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O percurso foi dividido em dois trechos contínuos. O primeiro trecho está compreendido entre a Gare e o Viaduto Gen. Couto de Magalhães, e nele há uma cobertura em vidro, possibilitando aos usuários uma visão ampla para todo o entorno. Já o segundo está compreendido entre o viaduto e o estacionamento da Sala São Paulo, se caracterizando pela estrutura semiaberta por baixo da vedação de vidro, solta da estrutura principal, proporcionando um ambiente de luz e sombras que direciona o olhar para o horizonte, buscando a sensação de profundidade e ritmo. Ao longo do corredor, bem como na região das escadas, uma extensa estrutura metálica foi montada junto à cobertura de vidro. Em dias de chuva, a estrutura também serve como abrigo, garantindo o conforto dos transeuntes.

A ambientação deste corredor tem como objetivo fortalecer a relação com esses bens históricos, tornando o trajeto agradável e atraente aos usuários. Desta forma, foi definida uma paginação de piso acessível para todos os públicos, assim como a instalação de diversas peças de paisagismo e pisos de grama no percurso, humanizando o espaço urbano.

 

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O partido tomado pelo projeto também criou conexão com a linha férrea, por meio da repetição das estruturas metálicas. Para este elemento foi utilizado um sistema leve e industrializado, constituído de estrutura metálica revestida por painel laminado compacto de alta pressão com tons acinzentados, marcando as intervenções com cor e materialidade contemporânea.

Priorizando a segurança e conforto do usuário, outro destaque foi a instalação de gradil entre o caminho e a plataforma, segregando assim o fluxo dos usuários da passagem dos trens. A utilização do gradil foi escolhida devido à leveza do material e sua alta permeabilidade visual, aliadas a resistência e baixo custo de manutenção. Ao anoitecer, a visibilidade da ligação é reforçada por fitas em led que percorrem toda a cobertura envidraçada do trajeto.

 

 

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Imagens: Pedro Mascaro

 

 

 

 

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