Evento traz inovações em produtos e sistemas e se consolida como importante feira da construção civil no interior paulista
Destinada ao mercado da construção civil, a 4ª edição da Construexpo conectou profissionais do setor com soluções, novidades, sistemas construtivos com materiais ecológicos, informações e network durante 15 a 18 de agosto, em Atibaia.
Segundo a organização da feira, esta edição superou a expectativa de público, trazendo visitantes qualificados e interessados em lançamentos, aplicabilidades dos produtos inovadores e, principalmente, em parcerias de negócios. “Neste ano, realizamos a primeira Rodada de Negócios do Sebrae – regional Guarulhos – em nosso evento, que viabilizou parcerias entre 44 participantes, com expectativa de geração de negócios promissores”, ressalta Eliane Dias, CEO da Construexpo.
Para os expositores, o evento foi uma vitrine para seus produtos e captação de leads. “Gostamos muito de participar da Construexpo, por ter sido uma excelente oportunidade de posicionamento da nossa marca, e apresentar para o mercado a eficiência do nosso produto em uma obra”, diz Marcus Freire, proprietário da Tkinkall, empresa sediada no Rio Janeiro.
Para o empresário Miguel Spina, do Gurpo Quanthun, que participa há três edições da feira, os visitantes estavam mais focados no B2B e conhecer de perto as inovações. “Realmente a Construexpo trouxe um público mais qualificado e profissional e menos curiosos”.
A edição 2024 da Construexpo destacou-se com a exposição de casas modulares, casas sustentáveis e tiny house, onde o público pôde visitar projetos prontos para morar com métodos construtivos inovadores e uso consciente de matéria prima.
A Tiny House de 15m² produzida pela Genesis Construtora Steel Frame com placas ecológicas foi negociada na feira: “estou satisfeito em poder ter cumprido o objetivo e em proporcionar a vivência e apresentar novas experiências de construção na Construexpo”, salienta Rafael Oliveira Contrin, sócio-proprietário da Genesis.
Charmoso, o chalé de luxo assinado pelo arquiteto Felipe Savassi para a Lightwall trouxe um novo conceito do morar e empreender com módulos construídos com placas cimentícias e recheio de EPS + aditivos. A construção foi uma das mais visitadas e, segundo Alexandre Rocha, representante da marca, a Construexpo proporcionou diversas oportunidades de negócios e o conhecimento desta nova forma de construir.
O empresário Rubens Chaves, da Essenciale Acabamentos, trouxe um novo modelo de exposição de marcas para a Construexpo. Em sua Casa Essencial, com 50 m² de área fabricada em 50 dias, parceiros apresentaram seus produtos: marcenaria, revestimentos, iluminação, mobiliário. “Fizemos aqui o diferencial, agregando marcas e valor, mostrando ao público possibilidades, unindo o decor à construção em um único espaço”, explica.
Mulheres em destaque
Construexpo para Elas, um evento focado na profissional do mercado da construção civil, colocou no centro do debate posicionamentos da mulher no setor majoritariamente masculino.
A engenheira civil e designer de interiores Vitória Siqueira, de Itapipoca-CE, veio à São Paulo exclusivamente para a Construexpo e para participar dos talks do encontro. “Foi muito bacana ter conhecido esta feira, que, além de bem montada com expositores de altíssima qualidade e com a demonstração das casas modulares, teve seu ponto alto com a Construexpo pra Elas, com debates sobre a participação das mulheres no setor da construção civil e trocas de experiências bastante produtivas, em que pude observar que mulheres da região são muito participativas e líderes em órgãos e associações”, concluiu.
Para Isadora Maia, comunicadora e designer de interiores, convidada pela para colaborar na organização da Construexpo pra Elas, “foi uma honra e uma oportunidade para debater os desafios da profissão e quais condutas dentro deste mercado; foram 50 mulheres participando do evento, onde puderam falar das dificuldades encontradas nos canteiros de obras pelas engenheiras e arquitetas simplesmente por serem mulheres. Muitas trouxeram as experiências do quanto precisam se posicionar tecnicamente para serem valorizadas e respeitadas”, argumenta a designer.
Casa e Mercado
A plataforma Casa e Mercado prestigiou o evento trazendo projeto da arquiteta Natália Chilotti para a Praça Casa e Mercado, “concebida para oferecer áreas confortáveis e acolhedoras, combinando elementos naturais com mobiliário ergonômico; o design visou criar um espaço de pausa e interação, proporcionando aos visitantes um local de descanso e socialização para enriquecer sua experiência durante o evento”.
A Praça Casa e Mercado contou o apoio de Zetaflex para a cobertura, do Arquiteto dos Móveis para o mobiliário, da Gaaga Paisagismo, da Led Seleds para iluminação e do escultor Glenn Hamilthon.
Por: Casa e Mercado
Fotos gerais: Fotos: Phoética/Casa e Mercado.