Foto Easy Resize com

Contemplando uma nova era

Edifício foi elaborado para ser um oásis à comunidade local, liderado por pesquisas e inovação, no coração de um novo distrito cultural.

 

A House of Wisdom – uma biblioteca icônica e centro cultural em Sharjah, Emirados Árabes Unidos – foi aberta ao público. Foco central das comemorações da Capital Mundial do Livro da UNESCO 2019, o projeto busca ser o catalisador para um novo bairro cultural na cidade. Localizada há dez quilômetros do centro, a construção de dois pavimentos, elaborada pelo escritório Foster + Partners, incorpora uma sensação de clareza e leveza, com um grande telhado flutuante cantilevering que permeia todos os lados do volume retilíneo transparente, sombreando suas fachadas.

Por todo o edifício de 13.000 m2, a ênfase foi estabelecer e reter uma conexão com o exterior, propiciando vistas para os jardins em torno do edifício. A paisagem é dividida em duas seções, contemplando um parque infantil ao sul, com várias espécies nativas e espelhos d’água, ao lado de um mais formal, geometricamente arranjado. Telas móveis de bambu foram implantadas ao longo de todas as fechadas para fornecer privacidade e controlar a luminosidade solar. Quando não em uso podem ser mantidas abertas, preservando as conexões visuais com o paisagismo.

 

Foto Easy Resize com

FP Easy Resize com

 

O térreo contém grandes espaços para exposições, um café ao lado de um espaço educacional infantil, o arquivo e uma área de leitura com instalações altamente tecnológicas, como uma Máquina de Livros Expresso que imprime livros sob demanda. O local foi dividido em zonas experienciais e funcionais, que proporcionam interação com o usuário, integrando salas de leitura, espaços expositivos e área educacional infantil. A experiência digital se integra perfeitamente com o físico, dando vida à biblioteca. Os visitantes podem interagir e acessar todo o conteúdo e todos os serviços diretamente através de seus smartphones, propondo uma tecnologia escalável centrada no ser humano.

 

“A Casa da Sabedoria em Sharjah é uma concepção prospectiva do que uma biblioteca deve ser no século 21, que abraça um futuro digital enquanto estabelece um papel crucial como um centro comunitário de aprendizagem, sustentado pela inovação e tecnologia.” – Gerard Evenden, Foster + Partners

 

As linhas retas e minimalistas do edifício complementam as dunas do deserto, situadas dentro de uma exuberante paisagem. A saliência de 15 metros de largura sombreia as fachadas ao longo da maior parte do dia, enquanto telas de alumínio fixas com densidades diferentes filtram o sol baixo à noite.

Os visitantes entram no prédio a partir de sua borda oeste em um centro de recepção de duas alturas com um pátio central que traz luz para os espaços interiores. Esta área verde densamente plantada cria uma confortável área externa ambiente para eventos sociais ou contemplação tranquila. 

 

Foto Easy Resize com

FP Easy Resize com

 

Os dois núcleos mais próximos da entrada contém grandes escadas esculturais que guiam as pessoas até o mezanino. O andar superior abriga uma série de espaços silenciosos e colaborativos, áreas de exposição e salas de leitura, incluindo uma sala de oração e uma área só para mulheres. Área de estar, com cadeiras Solus e lâmpada FLO.

 

Foto Easy Resize com

Foto Easy Resize com

Foto Easy Resize com

 

No jardim norte repousa O Pergaminho, obra do escultor britânico Gerry Judah, uma interpretação contemporânea dos antigos pergaminhos árabes em espiral apontando para o céu.

Telas de bambu móvel foram implantadas para fornecer privacidade ou controlar o brilho.

 

Foto Easy Resize com

Foto Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

Por Redação
Imagens: Chris Goldstraw

Compartilhe este post