Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

Contemporâneo e cheio de luz

Assinado pelas arquitetas Alessandra Pinho e Stella Teixeira, projeto redefine o layout de uma cobertura de 77 m² com pé-direito duplo, privilegiando a integração dos ambientes

 

O STAL Arquitetura, escritório liderado pelas arquitetas Alessandra Pinho e Stella Teixeira, assina a completa transformação de um estúdio de 77 m² em Pinheiros, São Paulo. Ao adquirir seu primeiro imóvel, a cliente buscava conquistar a independência, deixando a casa dos pais para viver sozinha em um espaço bem localizado e com acesso facilitado aos principais pontos da cidade.

A escolha por um apartamento com pé-direito duplo e em cobertura trouxe um grande potencial, mas o layout original — com dois dormitórios e varanda separada da sala — não atendia às suas necessidades. Foi aí que a dupla entrou em cena com um projeto que privilegia conforto, integração e personalidade. “O imóvel tinha muita luz e altura, mas era compartimentado. Nosso ponto de partida foi repensar a planta para valorizar o que ele tinha de melhor: amplitude e luminosidade”, conta Stella.

 

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

 

A obra teve início em novembro e foi concluída em março, com o projeto fechado em agosto do ano anterior. Segundo a cliente, o processo foi leve e sem grandes dores de cabeça. “Ter a Stella e a Alessandra fez com que minha experiência fosse o contrário do que é a fama de toda obra… Não perdi um fio de cabelo e foi um processo divertido e prazeroso! Claro que problemas acontecem, mas elas já chegam com a solução”, relata.

Uma das primeiras decisões foi eliminar o segundo dormitório. Parte desse espaço foi destinado à ampliação da suíte e a outra parte, à sala de estar. A varanda foi integrada ao living e a cozinha passou a ocupar a área central do apartamento, como um grande coração que conecta todos os ambientes. A cozinha, aliás, era um dos principais desejos da moradora. “Criamos uma ilha central que abriga o cooktop e também funciona como mesa de jantar para seis pessoas. Essa configuração permite que ela receba bem, com conforto e fluidez”, explica a arquiteta. Ao redor da cozinha, o ambiente de TV ganhou um sofá generoso e, do outro lado, há mais uma área de estar, permitindo que o apartamento acomode mais de dez pessoas com tranquilidade.

Para ampliar ainda mais a sensação de espaço, a STAL utilizou espelhos estrategicamente posicionados e trabalhou com materiais que remetem ao aconchego, como o piso vinílico amadeirado e painéis em MDF freijó. “A ideia era aquecer visualmente o apartamento, que recebe muita luz natural. Usamos também laca verde clara na cozinha e laca branca no quarto para manter o ambiente leve e acolhedor”, completa Stella.

 

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

 

Outro ponto de destaque do projeto é o painel em L, feito sob medida em MDF amadeirado, que separa a sala da área íntima. Além de esconder as portas da suíte e do lavabo, ele também funciona como painel da TV e abriga um armário de três portas para itens pessoais. O segundo banheiro, antes completo, foi transformado em lavabo com área de lavanderia embutida no espaço do antigo box — uma solução prática e discreta.

 

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

 

A ampliação da suíte trouxe uma área generosa de armários, suficiente para atender até duas pessoas. No quarto, as portas em laca branca com puxadores de madeira maciça reforçam a estética contemporânea, que permeia todo o projeto. “É um apartamento com estilo contemporâneo, que foge do óbvio por conta do pé-direito duplo, mas que precisava de proporção e funcionalidade”, resume a arquiteta.

Além da marcenaria sob medida e da iluminação bem pensada, o projeto conta com peças como poltrona e pufe da By Kamy e mesa de centro da Tok&Stok. Entre os fornecedores, destacam-se a AVA Engenharia (ar-condicionado), Ibiza (revestimentos), KS Lustres (iluminação), Marcenaria Decorart (marcenarias), RF Marmoraria (bancadas), Pratic Piso (vinílico), entre outros.

 

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

Studio Pinheiros Stal Arq ALTA Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este post