Em casa térrea, pátio central conecta todos os ambientes com grandes portas de vidro e vista para o jardim.
Desenvolvida em um único pavimento de 885 m², a residência Braúnas, localizada no condomínio Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista, São Paulo, proporciona certa percepção de unidade graças a forte integração entre os espaços internos e externos. O projeto, idealizado pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos, propõe uma discreta e elegante fachada com toque acolhedor, dado pelo concreto aparente e pela presença de plantas no jardim frontal.
O imóvel foi todo construído em grandes volumes que se interligam, trazendo movimento ao conjunto e a disposição dos espaços construídos cria uma atmosfera interna que reduz as distâncias e deixa o conjunto aconchegante.
“O diferencial desta casa é a sua relação com os espaços externos, principalmente nas conexões com o pátio vazio rodeado por todos os ambientes da casa. Além da conexão visual, há também abundância de ventilação e iluminação natural.” – Reinach Mendonça Arquitetos
Projetada de maneira a tirar o melhor proveito da iluminação natural, as áreas sociais foram abrigadas em uma caixa transparente com grandes portas de vidro, que se abrem para a frente e para os fundos, reforçando a função do pátio como o espaço principal de articulação e visualização de todos os ambientes.
O sistema construtivo é um mix de estruturas metálicas para as áreas sociais e varanda com pé direito mais alto; e estrutura convencional de concreto para os demais setores da casa. A estrutura metálica tem maior destaque pela sua leveza, que permite grandes vãos livres e destaca a transparência dos painéis de vidro que interligam visualmente todos os espaços para a frente e para trás das áreas sociais.
Na questão energética foram especificadas placas solares para aquecimento de água do banho e da piscina, além de captação e reuso para irrigação dos jardins, com paisagismo de Jardim Paulistano Paisagismo. Para proteger toda a área social do sol poente, um brise metálico foi posicionado em forma de aba a partir da cobertura.
Na fachada, mesmo seguindo o plano único, a estrutura não perde o efeito visual de sobreposição que a profundidade da garagem e a guarnição alongada da porta proporcionam.
Por Redação
Imagens: André Scarpa