Presidente do Comitê Brasileiro de Cores, Elisabeth Wey revela que cartela bienal CECAL começa com investigações, estudos e previsões, acompanhando tendências e inspirações internacionais.
*Por Elisabeth Wey
Desde os anos 80 o CBC orienta a indústria na definição das cores de seus diferentes produtos. Até então o cenário era caótico: o cliente buscava mas não encontrava cores combináveis para os diferentes elementos da casa. Era necessário integrar as coleções de diversas indústrias. Com essa integração, o cliente final passou a ter facilidade para decorar sua casa, usando cores combináveis entre si, seguindo as melhores tendências internacionais.
Cada um de nós tem a sua COR. O principal é você identificar qual é a sua e qual é a de seu cliente para aconchegá-lo, com certeza de ter sucesso em seu projeto. Nessa nova década, que se inicia em 2024, o Comitê está estudando Cores nos seres humanos aplicadas às suas emoções. Um resultado eficaz, que todos aproveitarão para se atualizarem com a Neurociência, perfeita aliada de nosso trabalho.
Uma determinada COR atua no cérebro como ponto de partida para gerar novas emoções. É nesse ponto que percebemos uma sensação agradável ou ruim em ambientes com uma determinada COR ou não.
Exemplificando: uma pessoa de temperamento expansivo demais vai adorar ficar em um ambiente com cores frias, como azul ou verde, que certamente irá acalmar os ânimos. Pessoas depressivas ou calmas demais vão se sentir motivadas em ambientes com cores quentes, como amarelos e ferrugem derivada do vermelho. Por isso que todo profissional deve dedicar bastante tempo com a anaminese de seu cliente. Conhecê-lo e ambientá-lo com a Cor correta será um benefício inigualável, que trará sucesso em suas ações.
Desde 1983, o Comitê revela cores futuras para indústrias e profissionais com pesquisas realizadas por um grupo de 40 profissionais de diversas áreas. E sempre dá certo, devido à profundidade das pesquisas. Veja o sucesso do Verde Musgo, nossa COR do ano, lançada em 2023.
O Início da cartela bienal CECAL começa com Investigações, estudos e previsões, acompanhando e tropicalizando tendências e inspirações internacionais para o mercado nacional. O poder de assertividade na previsão de cores futuras, confere ao CBC, até os dias de hoje, o indiscutível prestígio e respeito junto ao mercado brasileiro. Conhecer nossas cores é essencial para você atualizar seu repertório de informações deixando-o bem atualizado.
Para o próximo biênio as pesquisas estão estudando o Brasil com o tema VERIDIS, que pretende achar as verdadeiras cores brasileiras de Norte a Sul do país, para a próxima CECAL25/26.
*Elisabeth Wey é presidente do Comitê Brasileiro de Cores, exercendo atualmente a função de diretora executiva do Centro de Estudos da Cor para a América Latina.