Projeto audiovisual de quatro episódios explica em linguagem didática como a área tecnológica
está presente na vida de todos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) anuncia o lançamento da websérie: “Engenharia tá em tudo”, uma produção inovadora criada para reposicionar a Engenharia e a Agronomia no imaginário dos jovens e mostrar a sua influência em aspectos surpreendentes do dia a dia. Com estreia em 12 de janeiro, a série terá quatro episódios publicados no YouTube, e conteúdos especiais para o TikTok e o Instagram, nos perfis oficiais do Crea-SP.
Os episódios terão respostas elaboradas em linguagem jovem, ritmo ágil e abordagem prática e instrutiva, seguindo modelo de educação digital de clássicos como: “O Mundo de Beakman”, sucesso global dos anos 90 – e o brasileiríssimo “Manual do Mundo”, um dos hits da Ciência em formato BR, desta era de redes sociais e hiper conectividade.
Em 2026, pela primeira vez as engenharias ocupam cinco das dez posições das áreas mais procuradas no Brasil, segundo a pesquisa exclusiva do Linkedin BR. Confira aqui o primeiro episódio disponível no YouTube.
“Ainda existe uma visão estereotipada da Engenharia como uma carreira muito conservadora e restrita às grandes obras. Queremos mostrar que a nossa ciência está em tudo: nos games, na moda, na música, na tecnologia, na agroindústria e na sustentabilidade. A engenharia é uma disciplina humana criativa e essencial para o futuro que estamos construindo” – Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.
A iniciativa reforça a missão do Conselho com a atração de novos talentos para as carreiras tecnológicas, em linha com sua missão institucional de valorizar e fiscalizar o exercício profissional. O projeto “Engenharia tá em tudo” parte de perguntas cotidianas, onde suas respostas são reveladas por meio da ciência e da inovação que existe por trás de objetos e serviços comuns.
As Engenharias abordadas mostram a conexão da área em diferentes campos da economia, da sociedade e da cultura. Confira os temas que irão ao ar semanalmente a partir de 12 de janeiro:
Engenharia Civil
Sua importância para rodovias, mobilidade,
segurança viária e infraestrutura.
Engenharia de Alimentos
Seu papel na qualidade, segurança e inovação
nos alimentos consumidos diariamente.
Engenharia Agronômica
Sua presença na tecnologia e sustentabilidade
que impulsionam o agro.
Engenharia Aeronáutica
Seu lugar fundamental na indústria de aviação e na criação de soluções
que serão incorporadas em diferentes indústrias.
Vale relembrar: no Brasil, para formar um pequeno quórum de 15 engenheiros, após quatro anos de estudos, antes, é necessário administrar uma sala de aula com ao menos 100 estudantes, os números mostram como é rigoroso o funil de formação de novos profissionais. E o Crea-SP está trabalhando para ajudar o país a superar o déficit de talentos no mercado, em diversos campos da área.
