TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOKP Easy Resize com

Da natureza ao lar

Racionalidade e condutas sustentáveis exigiram do projeto adequar-se às melhores práticas construtivas.

 

Um casal, dois filhos e o desejo de uma casa com o maior contato possível com a natureza. O terreno encontrado pela família, plano e amplo, em um bairro jardim em São Paulo, era um pomar: uvaieiras, pitangueiras e, especialmente, jabuticabeiras. O projeto adequado deveria então preservar as espécies frutíferas e, assim, pensar uma arquitetura que se integrasse à paisagística. Não deu outra: concluída em 2019, em área construída de 248,5 m2, apenas um pavimento para o contato direto com o terreno, a Casa das Jabuticabeiras conta inclusive com uma praça na cobertura, integrando-a com a paisagem arborizada do bairro.

A estrutura é mista, em alvenaria estrutural, com um único pilar central em concreto aparente e cobertura pré-moldada, e garantiu a execução de grandes vãos sem vigas aparentes, suportando sobrecarga de 800 kg por metro quadrado, advinda da área relativa ao telhado verde.

“Preservar essas árvores era essencial; se por um lado restringia o projeto, por outro criou-se a oportunidade de pensar uma arquitetura em torno do paisagismo existente” – Terra e Tuma

 

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOKE Easy Resize com

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOKP Easy Resize com

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOK Easy Resize com

 

O projeto previu vãos envidraçados tanto para os jardins externos como para o pátio interno, garantindo iluminação e ventilação naturais, proporcionando economia de energia, integração de espaços e, por conta de vidros laminados e seu fator solar, conforto térmico.

 

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOK Easy Resize com

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOK Easy Resize com

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOK Easy Resize com

 

Como a conduta sustentável era o lema, definiu-se um sistema conjugado de aquecimento solar e a gás para um tanque de 600 litros, com automatização através de um controlador central, possibilitando diversas configurações de uso – inclui-se, por exemplo, um sistema de standby para épocas de férias dos moradores. Buscando maior eficiência energética e economia de água, foi instalado um sistema de captação de água de chuva, direcionada a um tanque de acúmulo, para filtragem e reuso, com redistribuição setorizada ao longo dos jardins do térreo e da cobertura.

Nas áreas externas, utilizou-se forração do piso com seixos para não se perder a permeabilidade do terreno. Nas áreas de uso mais intenso, como garagem e calçada, piso drenante que garantiu 90 por cento de permeabilidade. No que concerne à gestão de resíduos na fase construção, foi implementado sistema de big bags para destinação de resíduos de papel, papelão e plástico para reciclagem. Ótima prática.

 

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOKH Easy Resize com

TerraETuma CasaDasJabuticabeiras PKOK Easy Resize com

 

 

 

 

 

Por Redação
Imagens: Pedro Kok

Compartilhe este post