Como a decoração e a arquitetura podem ajudar a aquecer o ambiente durante as estações mais frias do ano integrando elementos estratégicos
Com as mudanças no clima durante o ano, o cenário da arquitetura e design de interiores tem se moldado para garantir o conforto térmico durante as épocas mais frias como o inverno. Essas mudanças não se limitam apenas em manter a temperatura ideal para os moradores, mas também a criar um ambiente acolhedor e sustentável. Isso é feito a partir do uso de materiais adequados para essas estações frias para agregar valor estético e funcional ao espaço.
No geral, a ideia é integrar elementos de decoração estratégicos pensados para melhorar o conforto térmico da casa para as estações mais frias. E não se resume apenas a escolher os materiais mais adequados, mas também optar por práticas sustentáveis e integrar elementos de decoração que combinem funcionalidade e estética.
Alocar o investimento em equipamentos úteis como isolamento térmico eficiente, escolher produtos que promovam o conforto e incorporar sistemas de aquecimento sustentáveis são algumas das etapas para transformar um lar em um ambiente acolhedor durante todo o ano, especialmente nos meses de junho a agora, quando as temperaturas estão mais baixas.
Escolha dos materiais
O primeiro passo do planejamento para aumentar o conforto térmico de um ambiente é selecionar cuidadosamente os revestimentos e materiais que serão usados para aquecer e levar mais comodidade. Escolher materiais que possuam alta capacidade de isolamento térmico é essencial. Por isso, aqui estão alguns exemplos:
Isolamento térmico
Para a decoração, é possível usar materiais como lã de rocha, lã de vidro, poliuretano expandido e cortiça, que são ótimas opções para isolamento de paredes. Esses materiais ajudam a controlar a temperatura interna para ficar confortável, assim reduzindo a necessidade de aquecimento constante.
Revestimentos para pisos
No chão, os revestimentos também podem ajudar a deixar o ambiente mais quente. Pisos de madeira maciça, carpetes de lã e pisos vinílicos com substrato acolchoado são algumas das escolhas para manter os pés quentes durante o inverno. Além de serem confortáveis para quem pisa, esses materiais ainda contribuem para o isolamento térmico do ambiente.
Janelas com vidro duplo
Mudanças nas janelas, por onde entra a ventilação, geralmente, podem ajudar a aquecer ainda mais os cômodos. Trocar as janelas por modelos com vidros duplos (ou até triplos) ajuda a evitar a perda de calor, assim mantendo o ambiente mais aquecido e reduzindo o consumo de energia elétrica no aquecimento.
Elementos de decoração
Além da aposta em materiais de maior qualidade para as estações mais frias, elementos decorativos também podem ser integrados para aumentar o conforto térmico e criar um ambiente aconchegante.
Estufas ou fogões a pellets
Em busca de opções mais sustentáveis para esquentar nos dias frios, estufas ou fogões a pellets são boas opções. Isso porque, nestes casos, são utilizados combustíveis renováveis e que são altamente eficientes na geração de calor.
Sistemas de aquecimento radiante
Esse é um sistema de aquecimento de piso que fica sob a superfície visível, onde distribui o calor de forma homogênea e ainda poupa no consumo de energia. Isso proporciona conforto térmico uniforme, distribuindo calor de forma eficiente e discreta.
Lareiras
Apesar de não ser um item muito comum nas casas brasileiras, ter uma lareira não só aquece o ambiente, mas também adiciona um charme especial à decoração. Existem diferentes modelos de lareiras, entre elas lareira a lenha tradicional, lareira a gás, lareira elétrica e lareira a etanol, o ideal é escolher a que mais se adequa à casa.
Sustentabilidade no design
Como falado anteriormente, a sustentabilidade é um dos pontos importantes a serem considerados na arquitetura e design de interiores para as estações frias. O uso de fontes de energias renováveis é uma das práticas para garantir um ambiente mais sustentável, o ideal é investir em sistemas de aquecimento que utilizam energia solar ou biomassa, que reduzem os efeitos no ambiente.
Além disso, os eletrodomésticos e iluminação de baixo consumo energético também contribuem para a redução do consumo geral de energia da casa. O aproveitamento de materiais reutilizados na decoração também é uma forma de ser sustentável e levar ainda mais personalidade ao ambiente.