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Design e conforto ambiental

O Design deve responder às expectativas humanas, físicas e psicológicas, relativas ao conforto.

 

Design é planejamento, projeção de soluções na dimensão dos espaços, dos objetos, das relações humanas, a corresponder aos anseios de quem deles faz uso, promovendo qualidade de vida, bem-estar. Assim, Design é conforto.

“Sentir-se confortável é uma das necessidades primárias do ser humano, quando se considera sua relação com os artefatos ou com o ambiente que o envolve. Segundo o dicionário  Houaiss  (2021),  o  conforto  está  relacionado  tanto a uma experiência agradável e à sensação de prazer e plenitude quanto à satisfação em relação a uma comodidade física, aconchego e bem-estar material. Ao estabelecer um paralelo entre o Design e o conforto, é  possível  que  se  vinculem  as  questões  subjetivas  de  conforto  aos  estímulos  proporcionados  pelos  caráteres  estético  e  simbólico  dos  espaços,  dos  objetos,  dos  produtos de vestuário, das comunicações e dos serviços”, escrevem Paula Glória Barbosa, Maria Tereza Paulino Aguilar e Rosemary Sales, em artigo esclarecedor sobre design, arquitetura e engenharia e conforto ambiental, publicado em Pensamentos em Design (UEMG, v.1, n 1, 2011).

De acordo com as articulistas, “as  características  dos  produtos  que  dependem  de  certas particularidades do processo de percepção são denominadas características intangíveis (KARANA et  al., 2009), qualidades essas que relacionam-se à experiência de uso, ao repertório cultural do usuário, à percepção, interpretação e assimilação de estímulos, à identificação e à apropriação dos produtos1 como parte de uma individualidade, sendo, portanto, consequência do que se percebe, do que se respira, do que se escuta, do que se toca e do que se prova em uma determinada situação de tempo e espaço (RHEINGANTZ, 2001)”. Continuam: “O conforto ambiental, em seu  aspecto  objetivo,  está  diretamente atrelado aos atributos tangíveis do projeto, que  dizem  respeito,  especialmente,  às  características  técnico-práticas”.

 

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Projeto Sede administrativa Natura – Dal Pian Arquitetos Associados. Os espaços internos se articulam ao entorno de um vazio integrador, que percorre todos os pavimentos. Uma ampla cobertura unificadora, composta por caixilhos horizontais envidraçados e brises perfurados metálicos, filtra a luz natural incidente no interior do edifício.

 

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Projeto Sede administrativa Natura – Dal Pian Arquitetos Associados. A ecoeficiência foi um princípio fundamental no projeto, que apresenta nas fachadas leste e oste uma pele bioclimática composta por passadiços metálicos e brises de vidro temperado e laminado serigrafado, proporcionando alta qualidade ambiental.

 

Promover confortos visa adequar-se elementos envolventes de uma edificação a condicionantes ambientais, respeitados aspectos funcionais, técnicos, mas também estéticos e simbólicos dos ambientes construídos. Assim, o Design é necessariamente direcionado ao conforto ambiental, sendo relevante compreendê-lo subjetiva e objetivamente, avaliado a partir de seus desempenhos acústico, térmico, lumínico, tátil.

 

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Projeto Hub da Construção/Sinduscon-BA – Santo Projeto! Arquitetura. Assinado pelas arquitetas Flávia Porto e Giovanna Portella, e com as parcerias da Trisoft e da Audium, o Hub da Construção trata-se de um projeto pioneiro para a criação de um ecossistema voltado para a inovação na construção.

 

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O projeto teve como base a neuroarquitetura, com a proposta de criar espaços mais humanizados e estimulantes voltados para a essência da natureza, incorporando elementos de design biofílico em cada detalhe da estrutura, com materiais recicláveis, alinhados com o propósito da entidade. Na imagem, elementos acústicos desenvolvidos pela Trisoft.

 

Se conforto acústico promove saudabilidade auditiva do usuário, o planejamento, no quesito acústica, deve considerar níveis toleráveis de ruído e reprodução satisfatória do som no ambientes. Já o conforto tátil relaciona-se às características específicas das superfícies (aspereza, suavidade, temperatura, rugosidade, textura etc.), considerando inclusive o escoamento e absorção da água de chuva quando em revestimentos em fachadas, por exemplo. O conforto térmico expressa a satisfação do homem com o ambiente térmico no qual está inserido, é uma sensação de bem-estar ambiental em relação à temperatura, à umidade relativa do ar, à radiação solar ou à radiação emitida por lâmpadas.

Há extensa e variada literatura para a aquisição de conhecimentos vários por parte dos especificadores. Conhecer conceitos objetivos (e também subjetivos) dos sistemas propiciadores de confortos ambientais confere ao especificador da arquitetura e do designer de interiores fundamentação imprescindível de suas escolhas e capacitação de argumentação junto a seus clientes. E também trabalhar com equipes interdisciplinares, o que faz bem pra alma.

 

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Projeto Residência Ipê – Leo Romano Grandes aberturas e ventilação cruzada otimizam a qualidade do ar. O conforto térmico da casa é garantido através das paredes ventiladas que envelopam a residência – materiais como a madeira e os planos de concreto são grampeados afastados, garantindo que o ar flua na cavidade intermediária. A luz natural é filtrada nos ambientes através de persianas e esquadrias que facilitam este controle. Para garantir eficiência acústica, a sala de pé direito duplo recebe teto em madeira, persianas em tecido e móveis acolchoados.

 

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Elementos curvos e retos compõem a residência, que preservou árvores originais do terreno e está dividida em dois partidos: uma caixa de madeira, que abriga a ala íntima, e outra de concreto, para a área social, concebida de modo a causar o mínimo de impacto ambiental, desde sua construção até a manutenção diária.

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: Nelson Kon, Pedro Mascaro, Gabriela Daltro e Edgar Cesar

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