ecoLogicStudio Air Bubble air purifying eco machine at COP in Glasgow ©NAARO x

EcoLogicStudio apresenta projetos ambientalistas

A eco-máquina purificadora de ar e o sistema de arquitetura BioFactory são apresentados na COP-26, em Glasgow.

 

A ecoLogicStudio, empresa de arquitetura e inovação liderada por Claudia Pasquero e Marco Poletto, apresenta dois projetos relacionados à poluição do ar e à neutralidade de carbono na  26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas que está acontecendo até 12 de novembro em Glasgow, Escócia: a eco-máquina purificadora de ar Air Bubble e o sistema arquitetônico BioFactory.

Ambos os projetos de pesquisa em andamento foram desenvolvidos de acordo com alguns dos principais objetivos do evento, como atingir zero emissões líquidas até meados deste século, proteger e restaurar ecossistemas, e construir de infraestruturas resilientes.

 

Air Bubble: eco-máquina de purificação de ar

O ecoLogicStudio lança a eco-máquina purificadora de ar Air Bubble, que foi instalada em frente ao Centro de Ciências de Glasgow, na área da Zona Verde da COP26. A eco-máquina é feita de 99% de ar, água e culturas de Chlorella purificadoras de ar fotossintéticas vivas. Este novo projeto bio-digital demonstra como a integração avançada da biotecnologia no ambiente construído pode levar a uma nova geração de arquiteturas vivas e crescentes, onde beleza e desempenho ecológico eficiente são combinados.

O projeto incentiva os visitantes, e especialmente as crianças, a interagir diretamente e experimentar as capacidades de purificação do ar das culturas de microalgas, enquanto se imergem em uma bolha de oxigênio recém-metabolizada. A maciez lúdica da estrutura orgânica é uma manifestação direta da biotecnologia que ela integra.

A Air Bubble também é o primeiro biorreator pneumático do ecoLogicStudio. Ele contém 6.000 litros de água, sustentando 200 litros de culturas vivas de Chlorella, filtrando 100 litros de ar urbano poluído a cada minuto, combinando uma tecnologia inflável leve com 24 fotobioreatores (12 de cada lado) que estão hospedados no sistema inflável para criar um microclima único dentro da estrutura.

Um fluxo constante de circulação de ar absorve seis poluentes do núcleo: partículas finas PM2.5 e PM10, Ozônio do nível do solo (O3), Dióxido de Nitrogênio (NO2), Dióxido de Enxofre (SO2) e Monóxido de Carbono (CO). O projeto é capaz de absorver 97% do nitrogênio e 75% da matéria particulada no ar.

 

ecoLogicStudio Air Bubble air purifying eco machine at COP in Glasgow ©NAARO x

ecoLogicStudio Air Bubble air purifying eco machine at COP in Glasgow ©NAARO x

unnamed

 

ecoLogicStudio Air Bubble air purifying eco machine axon scaled

 

 

Sistema de arquitetura BioFactory

O ecoLogicStudio revelou recentemente o sistema arquitetônico BioFactory que transformará a maneira como se vê a arquitetura industrial. O sistema, que integra fotobiorreatores de algas no revestimento de membrana, é adequado tanto para edifícios comerciais quanto para depósitos de fábricas.

Dentro do modelo arquitetônico da BioFactory a convergência entre automação, inteligência artificial e biotecnologia visa transformar o papel dos funcionários da fábrica que ganham agenciamento sem precedentes no processo produtivo. Da computação avançada à micro-agricultura, ao bio-design e à culinária e jardinagem do futuro, a BioFactory promove uma atitude proativa exemplificada pelos aspectos fundamentais do cultivo, colheita e processamento de matéria orgânica viva.

Ao integrar as unidades de fotobioreatores nas fachadas do edifício, o projeto cria um sistema de sombreamento ajustável e inteligente, reduzindo assim as cargas de resfriamento dos edifícios e permitindo a insutilização da luz natural. Foi modelado que este método pode economizar até 65% da energia de resfriamento do HVAC em fachadas envidraçadas.

O primeiro esquema piloto de BioFactory foi instalado em Lisboa, na sede da Nestlé, como resultado de um dos Desafios de Inovação em Sustentabilidade da InGenius – Nestlé’s Employee Innovation Accelerator.

 

ecoLogicStudio BioFactory pilot scheme at Nestle HQ in Lisbon ©Andre Cepeda x

unnamed

unnamed

ecoLogicStudio BioFactory render ©ecoLogicStudio scaled Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ecoLogicStudio e Casacor

Imagens: NAARO e André Cepeda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest