QFBV

Ecossistema biodiverso

Plantações de manguezais em Bàu Cá Cái, na província de Quảng Ngãi, atuam contra mudanças climáticas.

 

Os manguezais como Bàu Cá Cái, na província de Quảng Ngãi, no litoral do Vietnã, são importantes escudos contra tufões destrutivos que sacodem a costa a cada ano. Infelizmente, as árvores dos manguezais secaram ao longo dos anos pelo crescimento populacional, mudanças climáticas e aumento do uso de água para a criação de peixes. As plantações em Bàu Cá Cái – delineadas por armações de bambu para criar os padrões perfeitos vistos aqui – têm sido parte de uma grande iniciativa para regenerar cerca de 2 hectares de floresta de manguezal em todo o país. A floresta de mangue em nossa foto é composta por árvores Spondias pinnata às vezes chamadas de mangueiras silvestres pelas frutas com caroço que produzem.

As árvores são a base da cadeia alimentar marinha e do ciclo alimentar detrítico. À medida em que as folhas dos manguezais caem nas águas, são colonizadas por fungos e bactérias. Estas, por sua vez, convertem compostos de carbono em material de detrito, rico em nitrogênio. Os resíduos desse processo, repletos de micro-organismos, tornam-se alimento para animais menores, como minhocas, caracóis, camarões, moluscos, mexilhões, cracas, mariscos e ostras. Por sua vez, esses animais servem de alimentos para outros, como peixes, caranguejos, e até mesmo o ser humano.

 

ABTDEFBFECCCBCCFDBDAA Easy Resize com

 

O desmatamento , por sua vez, gera impactos como a erosão do solo, furacões, tsunamis e tempestades com alto poder de destruição. Isso porque os manguezais tem papel fundamental na mitigação desses fenômenos. Como membros naturais do sistema estuarino, os manguezais ajudam a mitigar os efeitos ambientais adversos da atividade humana e da poluição.

As árvores de mangue são halófitas, ou seja, plantas que se desenvolvem em condições salgadas. Geralmente lamacento, o seu solo é rico em matéria orgânica, permitindo a adaptação e o desenvolvimento da vegetação típica. Sua cobertura de costas e pântanos tem várias espécies de pássaros, mamíferos, crustáceos e peixes. Além disso, os manguezais preservam a qualidade da água e reduzem a poluição por filtragem de materiais em suspensão e assimilação de nutrientes dissolvidos.

No Brasil, os manguezais estão presentes desde o estado do Amapá, no norte, até o estado de Santa Catarina, no sul. O litoral norte possui uma área de aproximadamente 8.000 km quadrados de manguezais. No litoral do Pará e do Maranhão, tem uma faixa contínua de 700.000 hectares. Essa área corresponde aproximadamente a 85% de todos os manguezais brasileiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ecycle

Imagens: Divulgação

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest