Imagens SITE Easy Resize com

Educação: computação e tecnologia para melhorar a organização das cidades

Em Congresso Acadêmico, Unifesp aborda como a computação urbana pode solucionar problemas provocados pela ocupação desenfreada das cidades.

 

Um levantamento realizado recentemente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou que, em 2022, o número de mortes causadas pelo excesso de chuvas no Brasil foi o maior dos últimos 10 anos, com mais de 470 vítimas entre os meses de janeiro a maio. Para além das questões climáticas, o progresso veloz e desorganizado da urbanização das cidades também exerce influência nessas tragédias, de modo que a gestão dos espaços deva ser olhada com extrema atenção, contando para isso com o importante auxílio da tecnologia. O ‘como fazer’ será tratado na palestra “Cidades inteligentes e computação urbana”, que ocorrerá no próximo dia 28 de junho, das 14h às 15h30. A discussão será realizada durante o Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que acontecerá entre os dias 27 de junho e 1º de julho. O evento, online, gratuito e aberto para toda a sociedade, traz como tema central “Universidade, Conhecimento e Democracia”.

A palestra reunirá pesquisadores especializados no tema, que falarão não apenas como esse avanço acelerado da urbanização traz consigo diversos desafios ambientais e estruturais, mas também como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode melhorar os serviços urbanos, tornando as cidades mais inteligentes e aumentando a qualidade de vida de seus cidadãos. Tudo isso, com o uso de sensoriamento, gerenciamento e análise de dados gerados pelas cidades e trabalhados por métodos da computação urbana, que podem ser aplicados na implementação de soluções inteligentes.

No total, durante os cinco dias de evento, serão apresentados 2.024 trabalhos desenvolvidos na graduação e na pós-graduação da Unifesp nas áreas de ciências exatas, humanas, ambientais, saúde e sociais aplicadas, além de 70 palestras com pesquisadores de vários campos do conhecimento, 160 sessões científicas e diversas pílulas culturais, com múltiplas expressões artísticas da comunidade.

 

Inovação também para indústrias

No dia 29 de junho, das 9h às 10h30, também como parte da programação do Congresso, haverá a sessão “Experiência da Unidade Embrapii — CIM/Unifesp”, em que serão apresentados alguns projetos com foco em materiais polimétricos e nanomateriais em desenvolvimento na unidade Unifesp da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Esse é mais um exemplo de como o conhecimento construído na universidade pode e deve servir como ativo transformador nos mais diversos setores.

 

Serviço

Congresso Acadêmico Unifesp 2022 -Universidade, Conhecimento e Democracia
Data: de 27 de junho a 1º de julho
Inscrições abertas – clique aqui
Mais informações neste site

 

 

 

Compartilhe este post