Imagens SITE Easy Resize com

Educação ecológica!

Pugongshan Geology Museum por Li Baofeng Li é vencedor na categoria Arquitetura, Construção e Design de Estrutura, no A’Design Award 2021 – 2022.

 

Pugong Mountain é uma montanha de calcário localizada na província de Henan, na China. No passado, moradores locais construíram centenas de pequenos fornos de cal para produzir cal e enriquecer rapidamente, mas com o tempo o ambiente foi severamente danificado.

Reformulando o espaço e promovendo o conceito de desenvolvimento sustentável, o arquiteto chines Li Baofeng projetou o Museu de Geologia de Pugongshan, transformando a cabeça do forno em uma plataforma de observação, e usando um dos fornos antigos como a entrada principal do museu, tornando a mina, o antigo forno de gesso e o novo museu um todo orgânico.

“A inspiração veio da experiência de ir ao local pela primeira vez: persuadimos o proprietário a manter parte da montanha incompleta, o poço da mina e todos os fornos de cal. Nosso projeto se esforça para fazer com que esses elementos do local se tornem parte do museu e os ancorem no local” – Li Baofeng

 

fbfadbadaeffaefbdee t

 

Para levar adiante o conceito de desenvolvimento sustentável, combinou-se o novo museu com o forno de cal existente, utilizando calcário não calcinado como elemento paisagístico, utilizando o grupo de forno velho contínuo como o portão icônico do geoparque, e o telhado do forno foi transformado em uma plataforma de visualização. Para destacar o antigo forno de cal, deliberadamente enfraquecemos a forma e a cor do museu, “escondemos” atrás do antigo forno de cal, e “pressionamos” parte do espaço expositivo no chão, tornando a altura do museu mais baixa que o antigo forno de cal.

 

fbfadbadaeffaefbdee t

fbfadbadaeffaefbdee t

 

O edifício foi construído por trabalhadores locais, alguns dos quais são descendentes dos fornos de cal construídos no passado, A “pele” do edifício é reciclada a partir de concreto descartado, com painéis de suspensão texturizados em escala humana, enfatizando a arquitetura. A afinidade com as pessoas também enfatiza a importância da proteção ambiental do uso de materiais reciclados.

O Museu possui 4 andares, divididos em 1 piso subterrâneo e 3 acima do térreo. Com uma área de construção total de 3.314,5 m², o edifício desempenha um papel na popularização do conhecimento científico da educação do cal e ecológica. O projeto estabelece várias áreas importantes na área original de mineração como pontos de educação ecológica, e cria plataformas de visualização nas posições correspondentes do edifício do museu, de modo que a edificação esteja fortemente ancorada neste lugar especial.

 

fbfadbadaeffaefbdee t

fbfadbadaeffaefbdee t

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e imagens: A’Design Award

Compartilhe este post