Preservando árvore centenária, nova sede de instituição de ensino da ênfase ao elemento madeira e desfruta de espaços para contemplação.
Com projeto do escritório Biselli Katchborian, dos sócios Mario Biselli e Artur Katchborian, nova sede de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Rudolf Steiner tem pé de mangueira como partido arquitetônico, estabelecendo um diálogo primordial com a natureza desde sua concepção. Com aproximadamente 3.850 metros quadrados e localizado na região do Alto da Boa Vista, edifício apresenta uma estrutura em forma de U que contorna a árvore centenária no centro do terreno, direcionando todos os ambientes para ela.
O programa da sede está distribuído entre piso térreo e dois pavimentos, cada um com seis salas de aula. Os espaços destinados às atividades pedagógicas foram concebidos de forma flexível, podendo ser reorganizados de acordo com as necessidades. Essa flexibilidade também se estende às circulações entre os pavimentos, estruturadas de forma a fomentar momentos de encontro e convívio.
Devido ao tamanho relativamente pequeno do terreno, aço foi escolhido como solução para a estrutura do edifício, devido à sua capacidade de vencer grandes vãos e evitar a criação de pilares no térreo, desenhado para ser convidativo e com o mínimo de interferências possíveis. Na cobertura, foi implantado um bloco suspenso para abrigar os usos administrativos e a biblioteca que foi instalada na posição mais elevada do edifício, tal qual um farol, em uma alegoria a importância e ao empenho na busca do conhecimento.
Durante pesquisas relacionadas às arquiteturas voltadas para instituições da linha pedagógica Waldorf, o escritório observou a ênfase nos trabalhos manuais e a madeira como material essencial para a identidade do projeto, trabalhada de duas maneiras distintas: primeiro, de forma literal, através de uma estrutura em madeira engenheirada, que serve como suporte para a caixilharia voltada para o pátio interno e se converte em mobiliário fixo para os estudantes no interior do edifício; segundo, de forma simbólica, com a aplicação visual dos padrões orgânicos da madeira vistos em escala microscópica nas superfícies metálicas de revestimento e sombreamento dos brises que revestem as fachadas.
Por: Redação
Imagens: Nelson Kon e Guilherme Pucci