Buscando conectar amplamente espaços internos e externos, o projeto desta residência em Paraty privilegiou a vista para o mar.
O projeto da Bernardes Arquitetura para esta residência traz um volume em aço, disposto sobre o paisagismo com espécies tropicais, implantado em condomínio residencial em Paraty, Rio de Janeiro. Com área construída de 500 m2, a Casa JSL, em sua lateral esquerda, revela um pergolado triangular que, a partir da extensão das vigas de aço, resguarda a garagem entre o jardim. Já na entrada, uma área rebaixada com altura tradicional do pé direito é depois superada por um pé direito duplo a partir da malha estrutural em aço.
Em todo seu perímetro, extensores metálicos são presos às vigas enquanto suportes para brises, do mesmo material, perpendiculares nas faces dos dormitórios e área gourmet, promovendo conforto térmico a partir do sombreamento da área social.
“As soluções viabilizam conforto térmico a partir do sombreamento das áreas sociais, que somado à generosa abertura da caixilharia contribui para ventilação natural abundante.” – Bernardes Arquitetura
Aliás, hall de entrada e salas de estar e jantar transformam-se em varandas quando suas esquadrias estão abertas para as áreas gourmet e piscina. Integrando espaços, os mesmos materiais do interior são utilizados no piso externo e na parede da churrasqueira. Na cobertura, toldo com sistema abre e fecha eletrônico.
O living se compõe de ripas de madeira sobre as paredes, as quais também recobrem o forro da área rebaixada do hall. No pé direito duplo da sala de estar, uma grande pele de vidro, fixa junto ao brise de malha quadriculada, protege da exposição ao sol e possibilita ampliar a visão de toda a vegetação do entorno.
No mobiliário e acessórios, texturas tipicamente praianas são reimaginadas numa visão contemporânea. Sofá e poltronas recebem acabamento em linho, enquanto o tapete é de sisal. Ao fundo da sala de jantar, um biombo em corda de marinheiro.
A residência possui certa permeabilidade visual direta à praia. Os espaços são amplamente conectados internamente e, ao mesmo tempo, conectados também com o entorno exuberante.
Sob o mesmo conceito, nos dormitórios, esquadrias de correr, piso e teto, podem também ser completamente abertas. Em conjunto com guarda-corpo de vidro incolor e brises, possibilitam comtemplar a brisa e o céu azul da atmosfera praiana de Paraty.
Por redação
Imagens: Maíra Acayaba