Tons, texturas e tramas naturais evidenciam sensação de frescor e leveza neste projeto planejado para recarregar e abraçar.
A arquiteta Juliana Pippi foi a escolhida pela top model brasileira Alessandra Ambrósio para desenvolver o projeto do seu apartamento, na Praia Brava, em Florianópolis. A propriedade oferece uma área interna de 203,41 m², dividida entre 154,2 m² no pavimento inferior e 49,21 m² no superior. A área externa, abarcando varandas e terraços, soma 63,73 m² ao conjunto. No briefing, a top pediu que o projeto tivesse um ar natural praiano, pois a ideia era ter um refúgio de descanso e lazer com vista para a praia; apaixonada por design e decoração, passou várias referências do que ela admirava.
O projeto conta com muitos elementos naturais, tecidos como linho, algodão e palha estão
presentes em todos os ambientes, nas cortinas, roupas de cama e nos revestimentos dos estofados. Os tapetes, em tear, trazem tramas naturais que se complementam com as paredes revestidas com textura areia. A paleta de cores escolhida contempla os tons de areia, bege, e tonalidades de azuis, com muita sutileza e cuidado.
“Costumo dizer que minha arquitetura é somente uma moldura para as paisagens dos projetos que faço. As texturas e cores das dunas, falésias e beira do mar me inspiram.” – Juliana Pippi
Toda a decoração foi selecionada pensando em ambientes que resgatassem a essência natural e que não houvesse excessos. Foram usados muitos acessórios do acervo pessoal da modelo, como pedras, mandalas e objetos trazidos de muitos lugares do mundo. Toda a marcenaria, o sofá Camadas e a cama da suíte master foram projetados pelo escritório.
O projeto se concentra em boas e pontuais escolhas no design e cede protagonismo às peças assinadas como a mesa Água, de Domingos Tótora, a Poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues e o banco Blade, de Jader Almeida, que compõem o living junto ao aparador de Leo Strauss.
Com design minimalista, o projeto se concentra em boas e pontuais escolhas no design e cede protagonismo às peças assinadas como a mesa Água, de Domingos Tótora, a Poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues e o banco Blade, de Jader Almeida, que compõem o living junto ao aparador de Leo Strauss.
No terraço, logo ao lado do living, um spa construído sob medida foi revestido em pedra natural. O deck, em madeira Cumaru, conta com painéis ripados na parede de fundo que garantem privacidade. Os degraus foram repaginados e transformados e bancos, deixando o ambiente mais aconchegante para receber visitas e amigos.
Cortinas leves e fluidas em linho valorizam a iluminação natural no living. Na sala de TV, a arquiteta optou por uma marcenaria mais minimalista, dando destaque à outros elementos decorativos e mobiliário assinado.
Toda a decoração do projeto foi selecionada pensando em ambientes que resgatassem a essência natural e que não houvesse excessos. Texturas naturais estão presentes em móveis e objetos. A cozinha conta com nichos em lâmina de madeira natural com portas deslizantes, solução utilizada para esconder os eletros e a churrasqueira no armário.
Na suíte master, o banheiro está separado com painéis que podem ser abertos. A cabeceira e os painéis trazem mais elementos naturais ao espaço, todos em palha natural. O projeto foi acompanhado de perto pela irmã de Alessandra, Aline. A modelo, apaixonada por design e decoração, passou várias referências do que ela admirava. Na imagem, a poltrona Jangada, criada em 1968 por Jean Gillon.
Por Redação
Imagens: Ruy Teixeira