Mix de materiais naturais como pedra e madeira reforçam visual moderno de apto com 149m².
A utilização de elementos naturais na arquitetura de interiores concebe ambientes acolhedores e proporciona as tão almejadas sensações de conforto, suavidade e acolhimento, estimulando a vontade de estar e desfrutar, verdadeiramente, os espaços da casa. Pautada nesse conceito, a arquiteta Rosangela Pena, à frente do escritório que leva o seu nome, projetou um apartamento de 149m², localizado na zona sul da capital paulista. “A naturalidade foi expressa tanto por materiais diretamente ligados às suas origens, como de outros que, fidedignamente, emulam as características que almejávamos”, explica a profissional.
De acordo com ela, a criação do projeto 3D foi essencial para expressar o briefing compartilhado pelo cliente – como um espaço generoso para receber seus convidados –, tanto as outras expectativas que, para eles, representavam o bem viver.
Convidativa, a área social integrada abraça o estar, o espaço do vinho e a varanda gourmet, resultando uma atmosfera propícia para o apreço de receber. No décor, o design moderno é representado pelo tapete geométrico colorido e o mobiliário composto pelas mesas de centro em formato orgânico que, por sua vez, são circundadas pelo sofá com chaise e o par de poltronas Lina. Como um destaque sóbrio e que não passa despercebido, a parede em pedra Ecobrick Stone Castelatto valoriza esse mix de formas e texturas. “Um ponto interessante foi o apoio que ela se tornou para o sofá e o banco de madeira que incluímos na varanda”, destaca a arquiteta.
Falando em madeira, ela também aparece no pórtico e nos detalhes ripados incluídos nas paredes – incluindo a face que camufla a porta que dá acesso e privacidade à ala íntima do imóvel. Destacando os prazeres da vida, a grande adega climatizada foi uma combinação arrojada entre a caixa de madeira com portas de vidro e a estrutura de serralharia que abre mais vãos para acomodar os rótulos.
Acompanhando toda a largura do estar, a varanda gourmet adaptada foi disposta entre três partes: um banco para momentos de tranquilidade e apreciação da vista, uma mesa de jantar acompanhada por oito cadeiras com encosto de couro e uma modificação solicitada pelo morador: a retirada da infraestrutura da churrasqueira que foi prevista pela construtora. A solução trazida por Rosangela foi a instalação de um espaço do café. Multifacetada, a varanda recebeu a mesa de jantar com oito posições de cadeira, um cantinho de relax e descompressão e a área e café com cristaleira.
Arrojada, a cozinha ressalta um mix de tons escuros avistados nos revestimentos, na marcenaria planejada e na lâmina ultracompacta instalada como bancada. Dentro de uma construção generosa, a pequena copa trouxe o recurso do canto alemão para o aproveitamento do espaço. Com uma marcenaria mais escura, a cozinha projetada foi super bem aproveitada, incluindo até uma pequena copa.
No dormitório do casal, a cabeceira estofada até o teto e um closet elegante e muito bem explorado. Nele, a ilha central rouba a cena com acabamento em laca fosca que permite a visualização de itens por conta da base de vidro. Aqui, a arquiteta ressaltou o bem-estar e a leveza por meio da paleta neutra e da cabeceira estofada entre o espaço da cama até o teto. A marcenaria do closet dispõe de armários com portas espelhadas e uma cômoda central com base de vidro.
Com uma bancada de ponta a ponta, uma cuba esculpida em formato triangular e a marcenaria azul que acompanha todo o perímetro, a bancada se destaca no generoso banheiro. A arquiteta elegeu a lâmina ultracompacta para revestir a área do box e protagonizar a generosa bancada.
No dormitório da filha mais velha, agregou-se a multifuncionalidade de um home office com estrutura para que ela possa estudar. No dormitório infantil, de paleta suave e acolhedora, destaque para a cadeira com encosto borboleta que faz par com a penteadeira/bancada de estudos suspensa e as prateleiras com brinquedos.
Por: DC33
Imagens: Sidney Doll