al thumama stadium gahfiya head cap fifa world cup qatar dezeen hero x

Estádio é inaugurado para a Copa do Mundo 2022

O arquiteto catariano Ibrahim M. Jaidah ficou à frente do projeto e homenageou o tradicional boné gahfiya

 

Um dos eventos mais esperados, que acontece a cada quatro anos, é sem dúvida a Copa do Mundo FIFA. No próximo ano, o Catar será palco dos jogos desportivos, e receberá milhares de pessoas do mundo todo. Em Doha, o Estádio Al Thumama acaba de ter suas obras concluídas.

A estrutura do novo Estádio, que possui capacidade para abrigar até 40 mil pessoas, é uma verdadeira homenagem e reflexo da cultura de Catar. O arquiteto catariano Ibrahim M. Jaidah ficou à frente do projeto e o fez baseado em um boné gahfiya, uma homenagem ao clássico “boné árabe”. O nome “Al Thumama” foi dado em homenagem a uma árvore encontrada na cidade, que é como se fosse uma joia nos entornos do local.

 

al thumama stadium gahfiya head cap fifa world cup qatar dezeen hero x

 

Após a Copa do Mundo, a capacidade do estádio será reduzida, com a retirada de 20 mil assentos das arquibancadas superiores. Em seu lugar, será construído um hotel boutique com 60 quartos voltados diretamente para o campo.

 

“Lembro-me daquela noite, coloquei minhas mãos em todos os tipos de gahfiyas para estudar os diferentes padrões de cada um. Sempre o usei quando criança, no entanto, não esperava ver todas as formas diferentes e a profundidade de seus desenhos” – Ibrahim M. Jaidah

 

al thumama stadium gahfiya head cap fifa world cup qatar dezeen col x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: DesignBoom

Imagens: Divulgação

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest