Premiado designer Zanini de Zanine expõe suas mais recentes criações ao público; mostra estará livre para visitação até o dia 28 de agosto.
O designer Zanini de Zanine inaugura, na galeria de design Gozto, de Sergio Zobaran, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a exposição Iorubá. Inspiradas na arte africana e na cultura iorubá, 4 cadeiras, peças-esculturas esculpidas a partir de uma matéria prima maciça extraída de forma sustentável, misturam traços étnicos às linhas arrojadas e modernas.
Duas delas ganharam nomes de nações -Benim e Togo – e, as outras duas, nomes de dois dos orixás masculinos do candomblé – Oxossi e Xangô. A madeira utilizada nas peças é oriunda da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – Coomflona do Tapajós, em Santarém, Pará, região Norte do país. Naquela cooperativa, a madeira é extraída de forma sustentável, seguindo regras de proteção estabelecidas e fiscalizadas pelo Ibama.
E o resultado vai além do mero mobiliário ou do utilitário doméstico. São peças sofisticadas e confortáveis, mostrando que estética e praticidade podem, sim, estar alinhadas.
A Gozto, galeria onde estão as obras de Zanini, foi Inaugurada em novembro de 2021 por Sergio Zobaran, criador da mostra Modernos Eternos. A galeria ocupa o térreo de um imóvel de 1840 no número 1 do Beco do Boticário, justo onde foi o ateliê e, posteriormente, a residência de Augusto Rodrigues (1913-1993), pintor e fotógrafo pernambucano, criador da Escolinha de Arte do Brasil, pioneira no segmento para crianças. Seus 150m² estão divididos em quatro ambientes: sala de exposição, um escritório, sala de reuniões e um living para receber clientes e colecionadores.
Serviço
IORUBÁ – Exposição Zanini de Zanine
Local: GOZTO – Beco do Boticário, nº 1, Largo do Boticário, Cosme Velho – RJ
Visitação: 29 de julho a 28 de agosto – Visitas agendadas previamente.
Fonte: Diário do Rio e Gozto
Imagens: Daniel Mansur e Ari Kaye