Feira Dex, mostra de mobiliário autoral brasileiro, aborda a importância da intersecção de conhecimentos para a criação de soluções mais conscientes e sustentáveis.
Os designers cariocas Pedro Galaso, Philipe Fonseca, Thiago Barros e o produtor cultural Gustavo Canella criaram o movimento DEXcolados, com o intuito de fomentar o design mobiliário autoral brasileiro. O propósito do movimento é criar e promover estratégias relacionadas à cadeira produtiva, fortalecendo o mercado de design mobiliário autoral, desafiando as normas da produção em massa, favorecendo uma abordagem mais consciente, colaborativa e artesanal. Valorização dos recursos disponíveis e dos métodos de fabricação locais para um mundo mais equilibrado e justo.
A feira Dex é um dos produtos deste movimento, trazendo novamente à cidade do Rio de Janeiro os grandes eventos voltados ao design de mobiliário autoral, abordando a importância da intersecção de conhecimentos para a criação de soluções mais conscientes e sustentáveis. Ao abordar o ciclo de vida dos produtos – desde a escolha da matéria-prima até o descarte –, a feira reforça a necessidade de práticas de design que respeitem e preservem o meio ambiente. Essa abordagem holística, que considera todo o ciclo de vida do produto, é vital para promover práticas mais conscientes no desenvolvimento de produto.
Entre os 37 designers presentes na edição de número zero (0) da feira, teremos os cariocas Gustavo Bittencourt, Luciana Duque, Dmitri Correa, Manu Almeida e Assimply. Outros designers compõem a lista de expositores, como Nina Coimbra (DF-Brasília), Estúdio Prosa (SC-Sul), Estúdio Dentro e Pietro Oliveira (MG – Sudeste) e Casa de Marimbondo (SE – Nordeste).
Outro produto ligado ao movimento Dexcolados é a DEX Social, em que todo o material utilizado na expografia da feira será transformado em mobiliário e doado a moradores das periferias do Rio de Janeiro. Uma ação social que reverbera o design de forma democrática e sustentável. O evento conta com o patrocínio do Instituto Europeo de Design Rio (IEDRIO), Instituto Italiano de Cultura, Consulado Italiano e Polo Cultural Italiano Rio.
Polo Cultural Italiano Rio – Feira Dex
Abertura ao público: 27 de setembro de 2024.
Visitação da exposição: 27 a 29 de setembro.
Funcionamento: 13h às 20h30
Local: Polo Cultural Italiano Rio.
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro (Em frente ao MAM-RJ)
Obs.: Será disponibilizada uma van, gratuitamente, para transporte entre a Feira Dex e a ArtRio.
Estacionamentos próximos ao local e acesso por transporte público VLT, com parada na estação Antônio
Carlos (em frente ao evento).
Classificação livre.
Entrada gratuita: Retirar ingresso no Sympla.
https://www.sympla.com.br/evento/feira-dex/2589091?referrer=l.instagram.com