Mesas Arado Latão Estúdio Dentro () () Easy Resize com

Feira Dex acontece em setembro, no Rio de Janeiro

Feira Dex, mostra de mobiliário autoral brasileiro, aborda a importância da intersecção de conhecimentos para a criação de soluções mais conscientes e sustentáveis.

 

Os designers cariocas Pedro Galaso, Philipe Fonseca, Thiago Barros e o produtor cultural Gustavo Canella criaram o movimento DEXcolados, com o intuito de fomentar o design mobiliário autoral brasileiro. O propósito do movimento é criar e promover estratégias relacionadas à cadeira produtiva, fortalecendo o mercado de design mobiliário autoral, desafiando as normas da produção em massa, favorecendo uma abordagem mais consciente, colaborativa e artesanal. Valorização dos recursos disponíveis e dos métodos de fabricação locais para um mundo mais equilibrado e justo.

A feira Dex é um dos produtos deste movimento, trazendo novamente à cidade do Rio de Janeiro os grandes eventos voltados ao design de mobiliário autoral, abordando a importância da intersecção de conhecimentos para a criação de soluções mais conscientes e sustentáveis. Ao abordar o ciclo de vida dos produtos – desde a escolha da matéria-prima até o descarte –, a feira reforça a necessidade de práticas de design que respeitem e preservem o meio ambiente. Essa abordagem holística, que considera todo o ciclo de vida do produto, é vital para promover práticas mais conscientes no desenvolvimento de produto.

 

Cópia de Calaidoscópio () Easy Resize com
Pedras naturais entre espelhos, integradas a uma peça de madeira maciça elegantemente trabalhada, configuram a mesa da série “Caleidoscópio”, de Andreas Anwander. Fotografia: Rodrigo Fonseca.

 

IMG Easy Resize com
Estante Orí, de Nina Coimbra, elaborada em Jequitibá rosa, latão, búzios naturais. Fotografia: Divulgação.

 

Entre os 37 designers presentes na edição de número zero (0) da feira, teremos os cariocas Gustavo Bittencourt, Luciana Duque, Dmitri Correa, Manu Almeida e Assimply. Outros designers compõem a lista de expositores, como Nina Coimbra (DF-Brasília), Estúdio Prosa (SC-Sul), Estúdio Dentro e Pietro Oliveira (MG – Sudeste) e Casa de Marimbondo (SE – Nordeste).

Outro produto ligado ao movimento Dexcolados é a DEX Social, em que todo o material utilizado na expografia da feira será transformado em mobiliário e doado a moradores das periferias do Rio de Janeiro. Uma ação social que reverbera o design de forma democrática e sustentável. O evento conta com o patrocínio do Instituto Europeo de Design Rio (IEDRIO), Instituto Italiano de Cultura, Consulado Italiano e Polo Cultural Italiano Rio.

 

Copy of Copy of Copy of BUILDING Easy Resize com
Na cadeira LT, do Assimply Studio, resíduos de madeira, vidro, pedra, papel e plástico deram vida aos blocos prismáticos que compõem sua estrutura, equipados com um furo em seu centro, para que possam ser encaixados numa barra roscada galvanizada. O móvel é um convite à ideia de explorar elementos reutilizados na prática do design e materializar uma ‘lixoteca’ – biblioteca de lixo – o que dá nome à peça. Fotografia: divulgação.

 

 

Polo Cultural Italiano Rio – Feira Dex

Abertura ao público: 27 de setembro de 2024.
Visitação da exposição: 27 a 29 de setembro.
Funcionamento: 13h às 20h30
Local: Polo Cultural Italiano Rio.
Endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro (Em frente ao MAM-RJ)
Obs.: Será disponibilizada uma van, gratuitamente, para transporte entre a Feira Dex e a ArtRio.
Estacionamentos próximos ao local e acesso por transporte público VLT, com parada na estação Antônio
Carlos (em frente ao evento).
Classificação livre.

Entrada gratuita: Retirar ingresso no Sympla.
https://www.sympla.com.br/evento/feira-dex/2589091?referrer=l.instagram.com

Compartilhe este post