A DoubleBay Ext b al rc jc b Easy Resize com

Feita para contemplar

Tecnologia de projeção e preservação do ambiente ao redor fizeram da residência um sonho para os habitantes; uma miragem para quem vê. 

 

A DoubleBay Ext b al rc b Easy Resize com

 

Com vista para o norte de uma baía protegida, no mundialmente famoso bairro portuário Double Bay, em Sydney, a casa ocupa 670 m², de um terreno de 1.097m². A construção realizada pelo escritório SAOTA contou com a tecnologia de projeção BIM (Modelagem da informação da construção), que agiliza os processos construtivos, uma vez que reúne dados de várias etapas da obra e ainda possibilita a visualização fiel do projeto final, antes do primeiro tijolo ser colocado, evitando uma série de percalços. No entanto, a equipe do arquiteto Philip Olmesdahl, diretor do SAOTA, assume que encontrar um equilíbrio entre privacidade e a necessidade de abrir a residência para o seu ambiente glorioso foi um grande desafio. 

 

“Uma das formas de conseguir isso foi levantar o nível do piso térreo e jardim principal acima do passeio público, para impedir os pedestres de enxergar o interior, mas deixando livre a visualização das paisagens por quem estiver na casa”, Philip Olmesdahl, diretor do SAOTA. 

 

A DoubleBay Int al jc c Easy Resize com

 

z A DoubleBay Ext al jc b Easy Resize com

 

Em caráter lúdico, a ausência proposital de limites e a composição leve, em camadas, otimizam as necessidades domésticas da jovem família. A área social é setorizada pelo mobiliário sofisticado, especificado pelo estúdio de interiores ARRCC. A planta em forma de “U” é conectada pela entrada e dividida por um jardim interno, que dá acesso visual aos demais ambientes e para além da baía. Os materiais foram cuidadosamente escolhidos, uso de madeira, paredes brancas e piso travertino refletem o cenário à beira-mar. 

 

Ao passo que a parte de baixo é completamente envidraçada e o conceito aberto permitem a visão longitudinal através do interior, a parte superior é composta por um volume de concreto em balanço, que confere leveza à fachada, que voltada para a rua segue um desenho mais sólido, trabalhado com telas de vela cinza grafite, feitas de “Kaynemaile–  uma malha de policarbonato desenvolvida na Nova Zelândia para os filmes O Senhor dos Anéis – e paisagismo para manter a privacidade interna. Parte do paisagismo é nativo do terreno e foi preservado, como a Lilly-Pilly que enquadra a fachada, a parte complementar é assinada pela Wyer & Co. 

 

A DoubleBay ext b al rc e Easy Resize com

 

A DoubleBay A Plan L Ground floor A Easy Resize com

 

A DoubleBay A Plan L First floor A Easy Resize com

 

 

Por Redação
Imagens: Adam Letch

Compartilhe este post