Projeto arquitetônico do Hub da Construção da Bahia recebeu duplo reconhecimento na etapa regional Sergipe/Bahia, da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB 2023.
Unindo a sua expertise em inovar a um projeto que tem como propósito fomentar a tecnologia pautado nos princípios de ESG, a Trisoft, empresa 100% brasileira com mais de 60 anos de história e pioneira na produção de soluções acústicas no Brasil, atua como parceira na execução do Hub da Construção da Bahia. O projeto, assinado pelas arquitetas Flávia Porto e Giovanna Portella, já conquistou dois prêmios na etapa regional Sergipe/Bahia, da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB 2023.
Premiado com o 1° lugar na categoria “Interiores e Design”, o projeto também recebeu o “Prêmio Destaque Wellington Costa” e está concorrendo automaticamente à etapa nacional. A parceria entre as arquitetas, a Trisoft e a Audium se deram graças a uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA em construir o Hub da Construção.
A ideia do espaço é integrar empresas da construção, parceiros, fornecedores, profissionais e estudantes das áreas relacionadas a construção civil em um espaço de conexão e desenvolvimento de soluções transformadoras que favoreçam a produtividade e o networking para a geração de negócios, além de trazer diversos benefícios para o ecossistema de inovação e para as grandes corporações.
Localizado na sede do Sinduscon-BA, o Hub da Construção é composto por três pavimentos. Com salas semiprivativas, o projeto também contemplou a construção de estações de trabalho compartilhadas e individuais, salas para pequenas reuniões, nicho destaque para exposições, espaço fechado para equipamentos de realidade virtual, área para lanches e snacks, e o Rooftop – ambiente para confraternizações, almoços, happy hours e apresentações.
“O projeto, feito com maestria pelas arquitetas Flávia e Giovanna, teve como base a neuroarquitetura. Elas nos apresentaram a proposta de criar espaços voltados para a essência da natureza, mais humanizados e estimulantes, incorporando elementos de design biofílico em cada detalhe da estrutura com materiais recicláveis. Receber esta dupla honra antes mesmo da conclusão da obra, nos mostra o quão transformador este espaço é” – Maurício Cohab, CEO da Trisoft.
Alinhado 100% a este objetivo de ser conectado com a natureza, a Trisoft leva ao projeto soluções acústicas inovadoras, com design totalmente único e personalizado, sem abrir mão da sustentabilidade em todo o processo de produção. Reconhecendo que um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o sucesso e a satisfação dos colaboradores, foram incorporadas ao projeto elementos de design biofílico. Este conceito estabelece que a estrutura de um local não promove somente o bem-estar e a eficiência, mas também inspira a criatividade e a colaboração.
O projeto vencedor do prêmio é um verdadeiro convite para estar em um espaço onde a arquitetura está focada, de maneira sustentável, no bem-estar do ser-humano. “Este projeto transcende as fronteiras de tudo o que já conhecemos no mercado da construção e redefine totalmente a interação entre os ambientes e seus ocupantes. O forro, por exemplo, não significa apenas o inicio físico, mas simboliza também o nosso despertar para o conhecimento”, finaliza Mauricio.
Imagens: Gabriela Daltron