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IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

A adoção da inteligência artificial (IA) no mundo corporativo abre caminho para estratégias mais eficientes e resultados positivos nas práticas ESG

 

A conscientização sobre a importância da sustentabilidade e responsabilidade social tem crescido significativamente nas empresas e corporações. De acordo com o estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster indica que 87% dos consumidores brasileiros optam por comprar de empresas que tenham ações efetivas rumo à sustentabilidade. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) surge como uma ferramenta relevante capaz de estimular a eficiência e impulsionar o impacto das atividades envolvidas com a sustentabilidade.

No mundo corporativo, o uso eficiente da IA com projetos ESG (ambiental, social e governança) permite às equipes traçar estratégias, otimizar processos e melhorar os resultados, com impactos positivos para sociedade e meio ambiente”, enfatiza Gustavo Loiola, gerente do PRME/ONU, professor e consultor ESG. O especialista afirma que a IA tem se mostrado um instrumento poderoso para solucionar desafios enfrentados pela sociedade, com a necessidade de preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade do planeta.

Com a IA, é possível coletar e analisar dados ambientais de forma mais precisa, isso permite identificar padrões e problemas ambientais com mais rapidez, precisão e volume. Gustavo cita como exemplo a área da energia, onde a IA pode otimizar o uso de recursos, como água e eletricidade, reduzindo desperdícios. A ferramenta pode analisar esses dados em tempo real, com resultados sobre o desempenho ambiental e identificando áreas que precisam de melhorias.

Outro ponto é a análise de conformidade com as regulamentações e normas. A IA torna-se fundamental para garantir uma governança corporativa alinhada com melhores práticas. A adoção de tecnologias especializadas pode auxiliar nesse processo, facilitando o monitoramento e o cumprimento dos requisitos legais e normativos. Gustavo Loiola afirma que o monitoramento contínuo das atividades e métricas ESG é fundamental para uma gestão transparente e eficiente.

“Além das empresas identificarem áreas de melhoria, também deve haver um foco na elaboração de relatórios transparentes tanto para o interno quando para a sociedade. As pesquisas indicam que o consumidor cada vez mais quer comprar das empresas que vem avançando na sustentabilidade”Gustavo Loiola, gerente do PRME/ONU, professor e consultor ESG.

Segundo o relatório How AI can enable a Sustainable Future, da PwC UK, as perspectivas para a adoção de IA são otimistas, com benefícios econômicos e ambientais substanciais. Acredita-se que a implantação de recursos de IA pode permitir que nossos sistemas futuros sejam mais produtivos para a economia e a natureza, ajudando a combater a degradação ambiental, contribuindo para uma transição de baixo carbono e protegendo o planeta.

Empresas e países que abraçam o advento da inteligência artificial e economias sustentáveis ​​devem lucrar mais com as mudanças e oportunidades que se aproximam. Do ponto de vista macroeconômico e de desenvolvimento, há oportunidades para os mercados emergentes, obtendo ganhos consideráveis ​​de produtividade e sustentabilidade.

 

A inteligência artificial nas práticas empresariais

A inteligência artificial é uma ferramenta para que as empresas reduzam seus impactos socioambientais, melhorando a eficiência e desenvolvendo novos produtos. Um exemplo é a IBM, que utiliza sua experiência em inteligência artificial para melhorar a previsão do tempo e as previsões de energia renovável. O sistema, conhecido como SMT, usa aprendizado de máquina, big data e análises para analisar, aprender e melhorar as previsões solares derivadas de um grande número de modelos climáticos continuamente.

Por meio da aplicação de inteligência artificial e “computação cognitiva”, a IBM pode gerar previsões de demanda 30% mais precisas. Esse tipo de previsão pode ajudar as concessionárias com grandes instalações renováveis ​​a gerenciar melhor sua carga de energia, maximizar a produção de energia renovável e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

No entanto, também é importante reconhecer que a IA pode apresentar desafios ambientais, principalmente relacionados ao aumento no consumo de energia pelas ferramentas que permitem seu funcionamento.  É por isso que é tão importante procurar práticas e abordagens que promovam a sustentabilidade tanto no desenvolvimento quanto na aplicação da IA.

 

3 inovações sustentáveis impulsionadas por IA
  • Eficiência energética com inteligência artificial

Garantir a eficiência energética é um dos objetivos principais de diversas empresas, mas também um dos maiores desafios, porque requer investimentos em tecnologia e infraestrutura.

O que nem todos sabem é que a IA pode ser utilizada para otimizar de forma mais simples o uso de energia em edifícios e instalações comerciais por meio de algoritmos de análise de padrões de consumo.

A partir deles, é possível prever, de forma mais assertiva, as demandas futuras e, com isso, controlar os sistemas, como por exemplo de iluminação, aquecimento e refrigeração. Assim, a adoção da tecnologia torna-se muito mais um investimento do que um gasto.

  • Gestão de resíduos e reciclagem com IA

Outra forma de aumentar a sustentabilidade da sua empresa é com uma gestão de resíduos e reciclagem. Por meio de análise de dados, a IA é capaz de realizar previsões de demanda e otimização de estoque.

Dessa forma, a empresa consegue evitar o excesso de produção e o desperdício de materiais, além de identificar oportunidades para aumentar a reciclagem de resíduos.

  • Tomada de decisões aprimoradas pela IA

A análise de dados da IA também permite melhorar a tomada de decisões empresariais, fornecendo insights importantes relacionados ao desenvolvimento sustentável.

Por exemplo, os algoritmos podem analisar dados de emissões de carbono para identificar áreas de oportunidade para redução de impacto ambiental e otimização de processos, permitindo que as empresas gerenciem melhor os recursos naturais.

Além disso, ao automatizar processos de atendimento com respostas automáticas, reduz o consumo de energia associado às operações de suporte tradicionais.  Por fim, a inteligência artificial e a análise de dados permitem uma gestão mais eficiente dos recursos envolvidos no atendimento ao cliente, evitando desperdícios e maximizando a produtividade.

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Ilustrativa/Divulgação

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