Projeto do escritório Lundgaard & Tranberg é uma interpretação contemporânea dos rústicos armazéns portuários históricos
Pier 47 é um espaço corporativo com aproximadamente 650 estações de trabalho, construído junto à uma linha de edifícios maiores e solitários, no lado oeste do píer Langelinie, em Copenhagen, Dinamarca. Projeto pelo escritório Lundgaard & Tranberg Arkitekter A/S e ocupando uma área total de 28.300 m², a arquitetura do edifício é uma interpretação contemporânea dos armazéns portuários históricos com uma aparência simples e rústica – ainda detalhada e textural, com o peso da alvenaria de tijolos como principal motivo.
Aberturas de janelas em tamanhos diferentes – mas igualmente proporcionados – formam uma perfuração aparentemente aleatória dos tijolos. Por meio deste, a estrutura interna e modular do edifício é apagada na imagem da fachada, trazendo à tona o efeito superficial e textura da alvenaria e dando à casa uma expressão arquitetônica viva, informal e contemporânea.
Um átrio alongado que alcança todos os 7 andares é o foco espacial que fornece uma visão geral, orientação e contato no domicílio, atraindo a luz do dia profundamente para dentro do edifício. Escadas, elevadores, banheiros e outras salas secundárias, juntamente com eixos técnicos verticais são agrupados em dois núcleos, dividindo o longo volume de construção em 3 seções de tamanhos gerenciáveis.
As áreas de piso ao longo das paredes externas do edifício aparecem completamente abertas sem componentes fixos de construção, e são projetadas de forma flexível com a possibilidade de variar a decoração de estações de trabalho, salas de conferência e quebra e outras funções especializadas. O desenho da fachada permite uma luz do dia generosa e variada e um “enquadramento” sempre alternado da vista da cidade e do porto ao se mover ao redor do edifício, dando a cada ponto do edifício sua própria relação espacial e atmosfera.
O ar condicionado do edifício é baseado em ventilação natural, construções ativas térmicas e energia térmica da água subterrânea – princípios conhecidos aqui combinados em um conceito inovador de energia e clima interno como parte integrada do conceito principal arquitetônico. A solução reduz o consumo de energia do temperar o armazém com 75-80 % em comparação com as instalações tradicionais.
Em 2012 ,o ‘Armazém’ foi certificado na categoria ‘prata’, sob a fase piloto da adaptação dinamarquesa do Acordo de Certificações de Sustentabilidade (DGNB), e obteve certificação final em 2014.
Fonte: Lundgaard & Tranberg Arkitekter A/S
Imagens: Cortesia Lundgaard & Tranberg Arkitekter A/S