chuttersnap unsplash x

Infraestrutura VERDE

Design biofílico e construção sustentável.

 

 

O resgate do contato com a natureza em meio ao cinza urbano é transformador. Muito além de uma tendência na arquitetura sustentável, o design biofílico está transformando cidades, vidas e organizações e, essencialmente, se propõe a trazer a natureza para dentro dos projetos de construção. Seu impacto vai além da estética e se reflete diretamente no bem-estar dos seres humanos. Dentre as inúmeras soluções para uma bioconstrução, merece destaque sistemas que visam possibilitar a reutilização da água para fins não potáveis.

A implementação de telhado ecológico em residências oferece inúmeras vantagens, dentre elas a redução da poluição do ar, o conforto térmico e acústico. Um ponto importante a ser observado nesse sistema é local de instalação e a impermeabilização. Em suma, precisa contar com as seguintes camadas: laje, manta impermeabilizante, barreira contra raízes, sistema de drenagem, tecido permeável, terra e, por último, a vegetação.

À exemplo, a Ecotelhado® apresenta um modo eficiente de reúso para uma arquitetura sustentável, o Sistema Integrado de Reciclagem de Água Urbana, que funciona da seguinte forma: o esgoto doméstico, papel higiênico resíduos orgânicos e águas cinzas são coletados e enviados para tratamento no Vermifiltro®, um reator biológico composto de minhocas e micro-organismos onde as impurezas são digeridas sem gerar odor, que retém o material sólido, funcionando também como um filtro.

O efluente líquido vai para a torre verde, onde a água percola, fornecendo oxigênio ao efluente pré-tratado antes de chegar ao Ecotelhado/Wetland, que pode ser instalado tanto em laje plana quanto no nível do solo, dependendo do volume de efluente a ser tratado e área disponível. Nesta fase do sistema, as plantas e bactérias alocadas em suas raízes fazem o tratamento secundário da água (para reutilizar a água tratada nos vasos sanitários aconselha-se um sistema terciário de filtragem e cloração, conforme recomenda a NBR 13969). Mesmo que a opção seja apenas a substituição de uma fossa séptica, o Vermifiltro® dispensa a retirada de lodo e evita que a matéria orgânica com poluentes vá para rede pública.

Easy Resize com

 

O Sistema, além de ser ecologicamente sustentável pois permite a utilização das tecnologias verdes sem a necessidade de desperdiçar água potável para irrigação, também é economicamente vantajoso. O investimento tem retorno em uma média de 2 a 3 anos devido a dois fatores: a economia de água gerada pela reutilização; e a economia de energia em climatização, devido ao conforto térmico propiciado pela utilização do Ecotelhado®. Ambos os materiais como Vermifiltro® cilíndrico, grelha de pavimento natural e cone de Ecodreno são produzidas em material reciclado.

A implementação de telhado ecológico em residências oferece inúmeras vantagens, dentre elas a redução da poluição do ar, o conforto térmico e acústico.

Pode ser aplicado em residências; edifícios comerciais e residenciais, restaurantes; instituições d e ensino; indústrias; hotéis, resorts, clubes.

 

Sistema Integrado 

 

Vermifiltro®

Responsável por reter a matéria orgânica, possui camadas filtrantes compostas por uma grelha de pavimento natural e uma membrana de fibra PC. Essas camadas abrigam minhocas, que transformam resíduos em matéria orgânica, que poderão ser usados posteriormente como adubo.

Para residências até 15 pessoas é utilizado Vermifiltro® cilíndrico, suas dimensões aproximadas são: Diâmetro 1,5m e Altura 1,5m.

Para volumes maiores é dimensionado o tamanho necessário, ele deverá ser projetado conforme especificação podendo ser em alvenaria ou concreto.

 

Torre verde

Dispositivo que recebe o efluente líquido que sai do Vermifiltro®. Composto principalmente de carvão vegetal, que serve para percolação da água antes de ir para o Ecotelhado/Wetland.

Sua altura e diâmetro variam conforme projeto.

 

Ecotelhado/Wetland

Seu principal elemento é o Cone de Ecodreno, que proporciona uma lamina de água abaixo das plantas, onde as raízes e bactérias fazem o tratamento da água, cada cone possui 18 cm de altura, podendo conectar dois para formar uma lamina de água maior.

As dimensões dos elementos do sistema variam conforme projeto, visto que cada edificação tem um volume diferente de efluentes gerados.

 

large Sistema Integrado

 

 

 

 

 

Por Redação

Imagens: Divulgação Ecotelhado®

 

 

Compartilhe este post