Em colaboração com a Rwanda Village Enterprises (RVE), o Centro foi construído com a grande maioria dos materiais de origem local, assim como a mão de obra, que mantinha uma média de 40% de representação feminina.
O Centro de Liderança Komera, assinado pelo escritório BE_Design, na província rural oriental de Ruanda, oferece programas de saúde, educação e orientação para mulheres jovens e um local para iniciativas de desenvolvimento familiar e reuniões comunitárias. Estrategicamente situado na estrada principal, em frente ao campo de futebol da vila, o Centro de Liderança atua como um centro comunitário e educacional muito necessário para os residentes locais.
O coração do edifício apresenta um espaço flexível que funciona como um salão de reunião ou uma série de salas de aula para acomodar a ampla variedade de atividades e programas que a comunidade queria para o Centro de Liderança. Grandes painéis translúcidos articulados transformam o espaço, criando três salas de aula quando fechadas. Quando os painéis são abertos 90 graus, eles criam um grande salão de reuniões para acomodar a comunidade. Quando totalmente aberto a 270 graus, o espaço pode acomodar eventos maiores, como apresentações e cerimônias. Grandes espaços de armazenamento adjacentes permitem essas funções espaciais transformadoras.
As formas do telhado, as telas de eucalipto trançadas e os padrões de tijolos são inspirados na arte tradicional “Imigongo” originária da região e carregam uma associação com a palavra ruandesa “Komera”, que significa “permanecer forte e ter coragem”. O grande telhado conecta os espaços de administração, saúde e aconselhamento, sala de aula e reunião, cozinha e jantar, criando uma abundância de espaços externos cobertos para aulas de descanso e reuniões informais. As grandes telas de eucalipto proporcionam sombra e uma sensação de fechamento e privacidade para os espaços externos.
Em colaboração com a Rwanda Village Enterprises (RVE), o Centro foi construído com a grande maioria dos materiais de origem local. BE_Design empregava uma força de trabalho local que mantinha uma média de 40% de representação feminina e fornecia treinamento de mão de obra qualificada no local, boa renda e contas de poupança, EPI e equipamentos de segurança e habilidades de construção comercializáveis. A empresa também trabalhou em estreita colaboração com a comunidade, e suas contribuições foram vitais desde a concepção até a conclusão de seu centro.
Imagens: Bruce Engel