HERO PICTURE Easy Resize com

Integrada ao ecossistema

Bambu em foco: arquitetura sustentável e sensível ao entorno marca novo projeto da Perkins&Will em Ubatuba

 

A Perkins&Will São Paulo escolheu o bambu como elemento central do projeto arquitetônico do edifício Bambu, desenvolvido para a Atmosfera Incorporadora. Localizado na Praia Grande de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, o residencial incorpora ripas verticais de bambu tratado em sua fachada, compondo um sistema de brises articulados que conferem movimento, leveza e interação com o ambiente natural. A solução resulta em uma identidade viva e integrada ao ecossistema da Mata Atlântica.

“O bambu é extremamente versátil e se adapta a diferentes aplicações e formas dentro de um projeto”, afirma Fernando Afonso, Project Designer da Perkins&Will São Paulo. Por ser uma matéria-prima natural de baixo custo e de crescimento abundante na região, o uso do bambu reduz a necessidade de transporte e manejo intensivo, contribuindo para uma construção de baixo impacto ambiental e com menor pegada de carbono — um compromisso assumido pelo escritório.

G a edit Easy Resize com

DJI edit Easy Resize com

Além da estética marcante, o material é leve, durável, de rápido crescimento e altamente eficiente em termos de conforto térmico, especialmente em regiões tropicais e litorâneas. “No Japão, o bambu é amplamente utilizado justamente por sua flexibilidade estrutural, que garante resistência a terremotos. Aqui, ele é ideal para climas quentes e úmidos”, reforça Afonso.

Para intensificar o protagonismo do bambu, a equipe de projeto adotou um revestimento que remete ao cobre esverdeado em pontos estratégicos da edificação, como a entrada e a área da piscina localizada na cobertura, a 20 metros de altura, com vista para o mar. “Usamos tons de verde e materiais que envelhecem com beleza, como o cobre, para evocar a imagem de um bambuzal contemporâneo”, explica Douglas Tolaine, Design Principal do estúdio.

HERO PICTURE Easy Resize com

G edit Easy Resize com

G edit Easy Resize com

Implantado em um terreno de 1.843 m², o edifício tem configuração em “U”, abrigando uma praça central com espécies nativas da Mata Atlântica. A proposta valoriza a integração entre natureza e arquitetura, ao mesmo tempo em que assegura que todos os apartamentos tenham vista para o oceano. As unidades, com metragem entre 62 m² e 110 m², se dividem em cinco tipologias.

Internamente, painéis móveis oferecem flexibilidade aos moradores e proteção contra a incidência solar direta. Varandas generosas com jardineiras em madeira, passarelas em balanço, guarda-corpos em aço galvanizado a fogo e o uso de vidro e metal reforçam a composição estética que alia rusticidade e sofisticação.

G Easy Resize com

G a edit Easy Resize com

G edit Easy Resize com

A sustentabilidade do projeto vai além da escolha de materiais: o Bambu Atmosfera conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sistema de coleta seletiva, caixas de retenção de águas pluviais e estrutura para reaproveitamento de águas cinzas. A implantação elevada do térreo minimiza o impacto da obra no solo, reduzindo a necessidade de escavações.

Este é o sétimo projeto da Perkins&Will São Paulo em parceria com a Atmosfera Incorporadora, consolidando uma linguagem arquitetônica que privilegia o bem-estar, a inovação e o diálogo responsável com a paisagem natural.

G edit Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: Nelson Kon

 

Compartilhe este post