Portobello Shop utiliza IA para gerar previsão de vendas e gestão de demanda reduzindo ruptura de vendas e otimizando estoque em quase R$20 milhões
Por Ricardo Breda*
A inteligência artificial (IA) está transformando a indústria e o varejo de várias maneiras, impulsionando eficiência, inovação e competitividade. Na Portobello Shop tecnologia e dados estão no nosso DNA e tenho certeza que, no atual cenário competitivo de mercado, são fatores decisivos para nos diferenciarmos. Nos últimos dois anos, investimos na digitalização do negócio, com olhar focado na experiência do cliente, implementando pesquisa de NPS em todas as lojas e também, no redesenho da jornada de compra do cliente a partir do CX. Agora, chegou a vez de implementarmos uma importante otimização melhorando a projeção de demanda, usando, claro, IA. Dedicamos quase um ano ao estudo minucioso de tecnologias, incluindo a realização de benchmarks com empresas de setores industriais e varejistas.
O projeto de previsão de vendas e gestão de demanda começou com uma análise profunda da nossa situação atual. Antes, utilizávamos métodos usuais, como planilhas de Excel, prevendo diretamente o sell-in, o que gerava dificuldades em integrar conversas e alavancas de mercado que não acompanhavam de forma tão rápida a dinâmica do varejo, como campanhas promocionais, variações de preço e outras influências de mercado. Este método gerava problemas recorrentes de ruptura de vendas e excesso de estoque, impactando negativamente tanto o faturamento quanto a satisfação do cliente no momento da entrega.
No centro deste projeto está a área de Sales and Operations Planning (S&OP), responsável por garantir que os produtos estejam disponíveis no momento certo. A loja Portobello Shop, como a primeira interface com o cliente, desempenha um papel crucial na especificação e venda dos produtos. A partir do momento que o cliente confirma o pedido, este é direcionado aos nossos Centros de Distribuição, onde é separado e enviado ao cliente final. A precisão na previsão de vendas é fundamental para equilibrar toda essa cadeia de valor.
Para alcançar nossos objetivos, adotamos a DataRobot, uma das principais referências mundiais em IA, segundo a Gartner, em parceria com a Carpa Analytics, uma consultoria especializada em IA e Machine Learning. A escolha se deu pela capacidade de simulação e previsão da ferramenta, além de sua habilidade de transferir conhecimento, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades dentro da nossa equipe através do repasse de conhecimento e capacitação em treinamentos ministrados pela consultoria. A ferramenta nos possibilita incluir diversas variáveis de negócio em nossas previsões, como orçamentos em aberto nas lojas, históricos de vendas, campanhas e preços, oferecendo uma precisão que anteriormente não era possível.
Desde a implementação da IA, já conseguimos identificar padrões de comportamento de vendas e obter resultados preliminares superiores ao método antigo. Nos primeiros meses de teste, nossos indicadores melhoraram em 20 por cento, evidenciando uma evolução significativa.
A melhoria contínua proporcionada pela IA tem gerado valor e eficiência, estimando uma otimização de estoque em aproximadamente R$15 milhões. Com o projeto, esperamos melhorar outro indicador importante que é a ruptura de vendas, resultando em aproximadamente R$5 milhões em ganhos adicionais. Outro ponto importante é o ganho de agilidade do processo, que reduzimos em mais de 50% o tempo necessário para gerar as previsões e o fato de agora olharmos e prevermos o sell-out, para então estimar o sell-in, o que gerar a possibilidade de integrar as alavancas de vendas com a produção. Além de evitar rupturas, a previsão mais precisa nos permite evitar o excesso de estoque, que resulta em perda de valor e desqualificação dos produtos. Com IA, estimamos alcançar o tamanho ideal de estoque em um ano. Isso libera caixa para investir em novos produtos, tecnologias e serviços.
Vale mencionar outros benefícios como também o ganho de agilidade do processo, que reduzimos em mais de 50% o tempo necessário para gerar as previsões para um portfólio de mais de 1300 itens e o fato de agora olharmos e prevermos o sell-out, para então estimar o sell-in, o que gerar a possibilidade de integrar as alavancas de vendas com a produção.
Nosso modelo de lojas sem estoque (showrroom) nos permite ter uma operação mais leve, porém oferecendo para nossos clientes nosso portfólio completo através da solução tecnológica de prateleira infinita. Mas por trás temos o desafio de sermos assertivos na previsão de venda e estoques por conta da nossa cadeia integrada e estoque compartilhado entre canais, e isso só é possível com a adoção da Inteligência Artificial (IA), que além de otimizar nossos custo, traz insights para nossos times comerciais e estratégia diz Robert Nunes- CDO Portobello Shop.
A implementação da inteligência artificial na previsão de vendas e gestão de demanda na Portobello Shop não é apenas uma transformação tecnológica, mas também uma revolução em nossa capacidade de atender às demandas do mercado com precisão e eficiência. Com ganhos financeiros substanciais, otimização de estoques e aumento na satisfação do cliente, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais ágil e competitivo. A tecnologia não é apenas uma ferramenta; é o alicerce de uma nova era na gestão de demanda e operações da Portobello Shop
*Ricardo Breda é Head de S&OP | Planejamento de Demanda e Supply Chain na Portobello Shop