kengo kuma casa batllo gaudi foto pere vivas biel puig

Kengo Kuma cria instalação em icônico edifício desenhado por Gaudí

Escada da Casa Batlló recebeu uma cortina de 164.000 metros de correntes de alumínio para criar experiência imersiva aos visitantes

 

Como parte da nova Casa Batlló Experience, o arquiteto japonês Kengo Kuma foi convidado a projetar uma escada de emergência vestida com 164.000 metros de corrente de alumínio que captam a luz como se fossem redes de pesca. Segundo o arquiteto, as correntes brincam com a luz através do brilho, das silhuetas e das sombras criadas por seu formato ondulante.

O design tira inspiração da própria Casa Batlló, edifício modernista desenhado por Antoni Gaudí localizado em Barcelona, mais especificamente o pátio de luzes da residência. A instalação propõe uma gradação de tons, iniciando mais claros na parte superior, no nível do telhado, e escurecendo ao nível inferior, até atingir tons pretos.

 

kengo kuma casa batllo gaudi foto jordi anguera

 

A escadaria parece suspensa no ar e cria um incrível efeito de passagem, pensado para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes do edifício icônico. A intervenção arquitetônica forma o núcleo da circulação vertical da Casa Batlló Experience, uma nova exposição imersiva de 2.000 m² dentro da obra-prima modernista. A nova escada conecta oito andares e os depósitos de carvão no porão.

 

“Imaginamos este espaço revestido de cortinas de alumínio, que com sua materialidade captam a luz como se fossem redes de pesca e nos mostram todas as suas formas: luminosidade, silhuetas, sombras; assim dispensando o uso de qualquer outro material e apagando esta caixa cega e sua escada usando apenas correntes” – Kengo Kuma

 

kengo kuma casa batllo gaudi foto pere vivas biel puig

kengo kuma casa batllo gaudi foto pere vivas biel puig

 

O projeto também encarou o desafio de encontrar uma solução para neutralizar o som das correntes. Para isso, o Departamento de Desenvolvimento e Inovação da empresa Montblanc criou painéis acústicos inovadores que cobrem o teto acima das correntes e neutralizam o ruído causado pelo seu movimento.

 

 

kengo kuma casa batllo gaudi foto pere vivas biel puig

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Designboom, Archello e Arquitectura Viva
Imagens: Pere Vivas e Biel Puig/Jordi Anguera/Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest