kengo

kengo kuma projeta centro estudantil subterrâneo com teto verde fluido

Projeto alinha espaço interno e paisagem exterior, criando diálogo com o ambiente urbano local.

 

O escritório kengo kuma & associados cria uma nova entrada para o Instituto de Tecnologia de Toquio. Apelidado de “hisao & hiroko taki plaza”, o espaço toma forma como uma “plataforma” de degraus descendentes e jardins intersticiais, e funciona como um centro de atividade estudantil. A equipe de design expressa respeito pelo contexto e mantém acesso visual à uma torre de relógios — um marco do campus; a estrutura é principalmente embutida no chão, de modo a evitar uma condição excessivamente vertical.

 

kengo

kengo

kengo

 

Acima do nível do plano terrestre, a estrutura é experimentada como um ‘telhado’ composto por arquibancadas e vegetação, solução arquitetônica que introduz um diálogo com a parede verde inclinada da biblioteca nas proximidades, resultando em uma espécie de vale verde que convida os alunos às atividades.  A equipe observa que a linha entre o espaço interno e a paisagem exterior é mesclada pela continuação da paisagem nas plataformas do edifício, promovendo encontros e atividades colaborativas, que podem ser realizadas simultaneamente ao longo de diferentes níveis do edifício. O espaço construído sugere transições fluidas com divisões espaciais ambíguas, estimulando os sentidos dos usuários tanto visual quanto fisicamente.

O ponto de partido do projeto foi traçar um perfil seccional geral do telhado, seguido pelos degraus encalhados das arquibancadas, resultando em uma silhueta que se assemelha à paisagem de um rio, que se espalha expondo a estrutura torcida que sustenta o telhado. O teto escalonado gera elementos de assento.

 

kengo

kengo Easy Resize com

kengo Easy Resize com

kengo Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Designboom
Imagens: kobayashi kenji

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest