Promovido pela MOS, o programa acontecerá no sábado, 6/4, e será uma oportunidade para o público conhecer alguns espaços criativos da vila Travessa Dona Paula, que tem se fortalecido como um dos polos artísticos da cidade
A MOS desenvolve projetos com arquitetura cuidadosa com as pessoas e com a cidade. E é esse olhar que faz com que teça constantemente relações entre arquitetura, cidade e arte. Desdobrando esse sentido para além da entrega dos edifícios que projeta, criou o MOS CONVIDA, programa cultural que procura aproximar o público desses três universos por meio de eventos e passeios.
No sábado, 6 de abril, das 10h às 14h, o MOS Convida leva o público a um passeio a pé na Travessa Dona Paula, em Higienópolis, uma vila de casas construídas na década de 1920 que, desde a 2020, vem ampliando sua vocação para as artes com a chegada de galerias e residências artísticas.
Na visita, os convidados serão apresentados à vila, suas galerias e residências artísticas. A primeira parada será no espaço do Projeto Vênus, que está com a mostra de Flora Rebollo, artista que conta com obras nas coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Centro Cultural Dannemann.
Na sequência, os convidados vão para a Galleria Contínua, rede de galeria internacional com espaços em Beijing, Roma, Paris, Dubai e outros grandes centros urbanos. Ali, poderão ver a exposição da artista Ana Tavares.
Na galeria Gentil Carioca, será possível conhecer a exposição “Mostre-me como ruínas fazem um lar”, do zimbabuano Misheck Masamvu. A mostra apresenta uma série de pinturas inéditas, desenvolvidas ao longo de dois meses em residência no espaço Casa de Pedra no Rio de Janeiro.
A penúltima parada do programa será na residência artística Ybytu, dos colecionadores Georgiana Rothier e Bernardo Faria, onde os visitantes poderão conhecer o trabalho e processos da artista Andrea Canepa apresentados por ela mesma.
O percurso encerra com uma visita à Coleção Moraes Barbosa, acervo do casal Patrícia Moraes e Pedro Barbosa que vem sendo construído há mais de 20 anos, que recebe a exposição de “Edival Ramosa – Nova Construção Totêmica”, com curadoria de André Pitol. Ramosa é pintor e escultor que tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, e do California Afro-American Museum, em Los Angeles, entre outros espaços importantes.
SERVIÇO
MOS CONVIDA: Arte e arquitetura a pé na Travessa Dona Paula
Local: Travessa Dona Paula, 134, Higienópolis
Data: Sábado, 6 de abril
Hora: das 10h às 14h
Inscrições: https://bit.ly/4cyaRdU
Observação: Vagas Limitadas