x

Mostra “Identidades 22&22&22” reúne acervo de produções artísticas históricas

Fernando Brandão assina projeto expográfico de exposição inédita no Farol Santander, com exibição de obras emblemáticas.

 

A mais recente empreitada do arquiteto, com curadoria de Ana Cristina Carvalho e Carlos Augusto Faggin, é a criação da exposição inédita em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna e aos 200 anos de Independência política do Brasil e à Arte Contemporânea, expostas no Farol Santander até 22 de maio. A mostra “Identidades 22&22&22”, não meramente coincide com a abertura da exposição na data de 22 de fevereiro de 2022, como também reúne um acervo de produções artísticas de três séculos em mais de 800m² de área. Além do hall de entrada do edifício, uma percepção sobre as obras das coleções do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e da Coleção Santander Brasil somam mais de 100 trabalhos que estarão presentes.

“O intuito da exposição é fazer com que os visitantes se encontrem dentro de duas datas históricas, repletas de significados. Além de estar localizado no coração de São Paulo, conduz para que a exposição seja, efetivamente, um elo cultural, onde as pessoas podem ‘se ver’ pelo interior da mostra, afinal fazem parte de quem somos” – Fernando Brandão.

Serão exibidas obras emblemáticas de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Djanira da Motta e Silva, Di Cavalcanti; Anita Malfatti; Claudia Jaguaribe; Tuca Reinés e tantos outros artistas fundamentais para a Arte nacional. A exposição ainda conta com tecnologia e ambientação sonora com músicas e poemas das épocas retratadas para imersão do público nessa linha do tempo.

 

QOykjMhdjOyJmLtYuGZhNmclWZhNXYjBbhNWYkVmcgDOMTMUDMMjOnGcugjZkFDOiNWYEDZgTMxkzYiRWOyENwMDOMWNUjNGJTJUjNGJTJYTOMjRyUiMyYTMxVLETLfpjM Easy Resize com

 

A mostra é dividida por temas e períodos em três andares, partindo do 24º andar correspondente ao Século XIX e a Independência do Brasil, o público encontrará representações tecnológicas e interativas de figuras históricas e personagens importantes para o período. Logo abaixo, no 23º andar, um ambiente dedicado a Semana de Arte Moderna de 1922 e à produção artística do Século XX. Ressaltam-se neste espaço pinturas e esculturas. Finalizando o roteiro no 22º piso do Farol Santander, será dedicado à produção artística contemporânea dos Século XX e XXI até os dias atuais. A área chamada “Um Passeio na Avenida Paulista” destaca as obras da Coleção Santander Brasil. Ali, o público fará um trajeto que simula uma caminhada pela avenida mais icônica da Capital, os visitantes encontrarão telas, esculturas e fotografias emblemáticas de grandes artistas e uma tela interativa de fotografia.

 

 

Serviço: Identidades — 22&22&22 – Farol Santander São Paulo

Onde: Rua João Brícola, 24 — Centro (estação São Bento — linha 1, azul do metrô)
Quando: De 22 de fevereiro a 22 de maio de 2022
Site Farol Santander: farolsantander
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 30,00

Mais informações www.farolsantander.com.br

 

 

Imagens: Fernando Brandão

Compartilhe este post