daec edit Easy Resize com

Musgo que retém água da chuva pode ser solução contra inundações

Planta é capaz de absorver até 20 vezes seu próprio peso em água, evitando que os rios sejam sobrecarregados pela água da chuva, prevenindo inundações.

 

Um musgo encontrado por todo o planeta e em abundância em regiões pantanosas de clima temperado e frio pode ser usado como ferramenta no combate a inundações e enxurradas em grandes tempestades. Conhecida como esfagno (Sphagnum), a espécie se revelou uma barreira no escoamento de águas acumuladas, retendo a água da chuva como uma esponja e diminuindo a força das correntes.

A conclusão é de um estudo realizado pela organização britânica Moors for the Future Partnership, a partir de um experimento realizado ao ar livre em Kinder Scout, ponto mais alto do Parque Nacional Peak District, na Inglaterra. Cientistas do grupo perceberam que a presença deles em áreas montanhosas pode diminuir a velocidade com que a água escorre das encostas em até em 65%, evitando a inundação das bacias dos rios após episódios de chuva. O intervalo de tempo entre o início da chuva e a entrada da água no sistema fluvial aumentou 680%.

“São resultados surpreendentes, com benefícios de longo alcance para as comunidades” – Tom Spencer, diretor de Pesquisa e Monitoramento da organização.

 

fdf edit Easy Resize com
Para realização do experimento, 50 mil mudas do musgo foram plantadas no parque inglês.

 

daec edit Easy Resize com

 

De estrutura celular esponjosa, a planta é capaz de absorver até 20 vezes seu próprio peso em água, evitando que os rios sejam sobrecarregados pela água da chuva e, consequentemente, prevenindo inundações. A espécie, que cresce à beira de lagos e riacho mas costuma ser retirada dos locais para ser utilizada na jardinagem, pode garantir uma redução de 12% a 24% no risco de enchentes para comunidades ribeirinhas. Além disso, parece preservar as camadas de turfa, material orgânico proveniente da decomposição de vegetais, que ficam abaixo dele. Isso é positivo para as mudanças climáticas, já que esses blocos são essenciais para o armazenamento de carbono.

 

fc edit sphagnum cells Easy Resize com
Imagem da estrutura celular do esfagno, que permite a absorção extrema de água pelo musgo.

 

c edit Easy Resize com
Um dos pontos do Parque Nacional Peak District antes do experimento, com acúmulo de água.

 

fe edit Easy Resize com
O mesmo ponto em Kinder Scout após o plantio das mudas, mostrando profunda absorção de água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Hypeness
Imagens: Divulgação

 

Compartilhe este post