“Eduardo de Almeida: Arquiteto”, de Alessandra Figueiredo, Cesar Shundi Iwamizu e Helena Ayoub Silva, celebra os 90 anos do arquiteto paulistano.
Eduardo de Almeida consolidou seu nome no panorama da arquitetura brasileira numa trajetória que se estendeu por pelo menos sessenta anos e transcorreu entre os escritórios de que fez parte e as salas de aula da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
Dessa forma, seus projetos são resultado do diálogo do arquiteto e professor com colegas e estudantes, bem como com a pesquisa acadêmica, as inovações tecnológicas e o trabalho de contemporâneos como Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. Reforçam a posição de Eduardo de Almeida na arquitetura brasileira seu comprometimento com a formação de gerações de arquitetos, assim como a diversidade de linguagens, técnicas, materiais, programas, escalas e lugares de seu trabalho.
O livro detalha esse percurso – que compreende obras como o edifício Gemini, as residências familiares Tassinari, Sigrist e Define, sedes de empresas dos setores de serviços e indústria e, mais recentes, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – e apresenta os projetos do arquiteto paulista em ordem cronológica, por meio de descrições em texto, depoimentos de Eduardo de Almeida, desenhos e fotografias.
A seleção do material é detalhada por Alessandra Figueiredo e data do doutorado de Cesar Shundi Iwamizu, cuja pesquisa e texto servem de base para o ensaio que fundamenta a publicação. A apresentação é Helena Ayoub Silva, que, assim como Iwamizu, trabalhou com Eduardo de Almeida. Completa o livro uma entrevista com o arquiteto, na qual Eduardo fala dos anos de estudante, de sua carreira como professor e dos projetos em que trabalhou. Eduardo de Almeida: Arquiteto tem projeto gráfico do Bloco Gráfico e edição bilíngue.
Sobre a BEĨ Editora
Ao longo de sua trajetória, a BEĨ consolidou-se como uma editora de excelência na concepção e execução de projetos editoriais, mantendo a mesma qualidade nas plataformas de debate e educação que desenvolveu nos últimos anos. O catálogo da editora é formado por livros de arte, design, fotografia, gastronomia, arquitetura, urbanismo e economia, além de títulos voltados para a educação de jovens desde o Ensino Fundamental até a universidade.
A palavra beĩ – “um pouco mais”, em tupi – define o espírito que norteia a editora desde sua fundação. O nome reflete o desejo de superar limites, o que se repete a cada projeto executado. A palavra remete ainda ao envolvimento da editora com o Brasil e a cultura brasileira, num compromisso que se reafirma não apenas nas suas publicações, mas no conjunto de suas ações durante um percurso de quase três décadas, que resultou também em iniciativas como a Coleção BEĨ de bancos indígenas do Brasil e a BEĨ Educação. www.bei.com.br
FICHA TÉCNICA
Título: Eduardo de Almeida – Arquiteto
Autor: Alessandra Figueiredo, Cesar Shundi Iwamizu, Helena Ayoub Silva
Projeto gráfico: Bloco Gráfico
ISBN: 978-65-86205-35-0
Idioma: Português, inglês
Páginas: 304
Formato: 18 x 24 cm
Acabamento: Capa brochura com lombo solto, no papel masterblank
Tipografia: New Rail Alphabet, Tiempos
Papel do miolo: Eurobulk 135 g/m2
Impressão: Ipsis
Ano: 2023
Preço de capa: R$ 120,00