Arandu Estelar Easy Resize com

OIAMO estreia na PAD LONDON DESIGN + ART

A convite da Brazil Modernist / Pereira & Matisa, a Oiamo apresentará ao público internacional uma série de 7 esculturas luminosas.

 

O designer gaúcho Tiago Braga estreia com a sua marca Oiamo na prestigiada PAD LONDON DESIGN + ART, feira dedicada exclusivamente ao design do século 20 e contemporâneo, que acontece de 8 a 13 de outubro em Berkeley Square, no distrito de Mayfair, em Londres. O evento, que é um dos mais importantes do calendário europeu de design, será o palco para o lançamento da Coleção Arandu Estelar.

A convite da Brazil Modernist / Pereira & Matis, renomada galeria parisiense especializada em design colecionável brasileiro, tanto do meio do século XX quanto contemporâneo, a Oiamo apresentará ao público internacional uma série de 7 esculturas luminosas. Criadas por Tiago Braga em colaboração com as artesãs da Ladrilã, uma comunidade rural do sul do Brasil, as peças refletem a riqueza das tradições artesanais e culturais dessa região.

 

image Easy Resize com

 

Coleção Arandu Estelar: Uma Ponte entre o Céu e a Terra

Inspirada nas formas orgânicas das nuvens e na cosmovisão do povo indígena Guarani, a Coleção Arandu Estelar reúne mais de 300 pétalas de pura lã, feltradas e costuradas à mão, um recurso natural, renovável e biodegradável. A lã, extraída de maneira respeitosa, promove a saúde dos rebanhos e contribui para a economia circular.

Os processos criativos por trás dos artefatos culturais da coleção destacam a materialidade da lã gaúcha, as tradições artesanais do extremo sul brasileiro e o conhecimento ancestral da Cultura Estelar, uma herança cultural inestimável dos povos indígenas do Pampa. As esculturas, ao filtrar a luz suave através da lã, evocam o animismo – a crença de que entidades não humanas possuem uma essência espiritual – criando uma experiência sensorial que transmite uma sensação de relaxamento e uma conexão espiritual profunda.

As esculturas luminosas da Coleção Arandu Estelar transcendem a funcionalidade do design, servindo como um lembrete da urgente necessidade de legitimação e demarcação das terras indígenas. Os Guarani, um dos povos indígenas mais numerosos do Brasil, continuam a enfrentar desafios como insegurança territorial, discriminação e repressão. “A astronomia cultural tem várias definições formais, mas, em poucas palavras, é o estudo da relação que os humanos têm com o céu noturno,” explica Tiago Braga, destacando a importância de compreender e respeitar essas tradições culturais profundas que guiam a vida dos povos indígenas.

 

image Easy Resize com

 

A Voz das Artesãs e a Resistência Cultural

Trabalhar com a lã de ovelha é manter viva a memória da minha avó e aumentar a conscientização sobre o valor da matéria-prima que ainda hoje é desprezada por produtores que não conhecem a sua importância”, afirma Tânia Tunes Furtado, líder do coletivo de artesãs da Associação Ladrilã. Sua declaração ecoa o espírito de resistência cultural e a importância de preservar as tradições ancestrais em um mundo em constante mudança.

O projeto é fruto de uma etnografia realizada por Tiago Braga em Viamão, Rio Grande do Sul, onde ele estudou profundamente o modo de vida e os saberes ancestrais nas terras tradicionais do povo Guarani (Ñandeva e Mbya). Weramibim, líder da comunidade indígena Kaaguymirim, resume a ligação intrínseca entre céu e terra para os Guarani: “Tudo que está no céu, está também aqui na terra”. Para este povo, o céu não é apenas um elemento de adoração, mas uma parte vital da organização comunitária e dos rituais de sobrevivência.

 

image Easy Resize com

 

SERVIÇO

OIAMO NA PAD LONDON | DESIGN + ART
BRAZIL MODERNIST / PEREIRA & MATIS | STAND C6
https://www.padesignart.com/en/exhibitor/brazilmodernist/
08 A 13 DE OUTUBRO | 2024
BERKELEY SQUARE
LONDON W1J 6EN | UK

PAD LONDON
https://www.padesignart.com/en/london/
HORÁRIOS: Preview colecionadores: 08 de outubro, das 11h às 20h;
Abertura VIP: 09 de outubro, das 11h às 20h;
Abertura ao público: 10, 11 e 12 de outubro, das 11h às 20h e 12 de outubro, das 11h às 18h.

Compartilhe este post