Desenvolvidas pela IHS Brasil, soluções integradas ao mobiliário urbano são aprovadas pelo IPHAN, por terem mínimo impacto no ambiente tombado.
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto está implantando uma série de soluções tecnológicas dedicadas a melhorar a conectividade em seus espaços urbanos sem interferir no patrimônio histórico. Desenvolvida e implantada pela IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, a tecnologia de conectividade é camuflada em mobiliário urbano.
São elementos integrados às características urbanas, respeitando limitações dos ambientes locais, como bancos de praça e floreiras, que acomodam em seu interior a tecnologia de comunicação necessária, pronta para o 5G, a ser oferecido pelas operadoras. Soluções que são complementadas por postes de rua semelhantes a postes de iluminação, que guardam em seu próprio interior equipamentos e acessórios, gerando o mínimo de intervenção visual.
Por seu valiosíssimo conjunto arquitetônico e urbanístico, a cidade de Ouro Preto foi declarada Monumento Nacional em 1933, tombada pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 e declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980. Todas estas soluções de conectividade desenvolvidas pela IHS Brasil receberam aprovação do IPHAN, por serem minimamente invasivas e respeitarem completamente o ambiente que as cerca.
“Ao mesmo tempo em que é reconhecida como um dos conjuntos arquitetônicos e históricos de maior valor para a humanidade, um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade de Ouro Preto oferece a seus habitantes, visitantes e empresas o que há de mais avançado em tecnologia, provando que valorizar seu patrimônio e ser uma cidade inteligente são coisas que caminham juntas” – Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.
“Como uma das mais importantes desenvolvedoras de infraestrutura compartilhada do mundo, a IHS tem sempre se dedicado a fornecer a operadoras e ISPs as melhores condições de operação, seja em ambientes de difícil acesso, seja, como no caso de Ouro Preto, em áreas com limites para a implantação de novas estruturas de telecom. E é motivo de muito orgulho contribuirmos para a excelência tecnológica deste Patrimônio Mundial e a melhor qualidade de vida para seus visitantes e moradores”, afirma Michel Levy, CEO da IHS Brasil.
A IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo por número de torres e é a maior multinacional independente de torres focada exclusivamente nos mercados emergentes. A companhia possui quase 40 mil torres em seus 11 mercados: Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia.
Fonte: IHS Brasil
Imagens: Divulgação IHS Brasil