Painel ripado aplicação e cuidados Easy Resize com

Painel ripado: tudo sobre aplicação e cuidados

Adicionando uma estética moderna e, ao mesmo tempo rústica, painéis ripados se adaptam a variados estilos e ambientes

 

Painéis ripados são elementos decorativos e funcionais que podem conferir ao ambiente estilo, conforto e sofisticação. Atualmente, designers e arquitetos têm aderido bastante ao uso para a composição de paredes, móveis e áreas externas. Nesse sentido, a escolha desse aparato garante uma aparência moderna e criativa.

Basicamente, o painel ripado é formado por ripas de madeira ou outro material, dispostas lado a lado, formando um tipo de revestimento que pode ser utilizado em diferentes superfícies de maneira simples e versátil. Entretanto, é importante saber tudo sobre a sua aplicação e os cuidados para a manutenção.

unnamed T Easy Resize com

 

Qual tipo de material escolher?

O primeiro passo para adquirir o painel ripado é escolher o material. Para isso, devem ser levados em consideração aspectos como aparência desejada, local de aplicação, orçamento disponível para compra e manutenção, entre outros aspectos. A seguir, estão dispostas as vantagens e desvantagens dos materiais mais utilizados:

  • Madeira:

Vantagens: Aparência mais natural e alta resistência.

Desvantagens: Material mais caro, requer manutenção mais frequente e é mais suscetível a cupins e insetos.

  • PVC:

Vantagens: Resistente à umidade, ideal para ambientes externos, banheiros e cozinhas. Também é mais fácil de manter e limpar.

Desvantagens: Menor resistência a impactos e altas temperaturas.

  • EVA:

Vantagens: É um material mais leve e fácil de aplicar. Em relação às outras opções, costuma ser mais barato e possui muitas opções de cores.

Desvantagens: Possui baixa durabilidade e resistência, sendo ideal para projetos temporários.

  • Poliestireno:

Vantagens: Leve e fácil de aplicar, possui resistência à umidade, e alguns têm o acabamento bem semelhante a madeira.

Desvantagens: Assim como o PVC, possui menor resistência a impactos e altas temperaturas.

  • WPC (Wood-Polymer Composite):

Vantagens: Possui alta resistência e durabilidade, sua aparência é bem semelhante a madeira, suporta a umidade e não atrai insetos e cupins. Ao contrário da madeira, não requer muita manutenção.

Desvantagens: É mais caro que os demais, exceto a própria madeira, e pode desbotar se ficar exposto à luz solar.

 

Apartamento BV ()
Estética e praticidade: os espaços foram muito bem aproveitados neste projeto do escritório NK Arquitetura / Fotografia: Mariana Koentopp

 

Como é feita a aplicação do painel ripado?

Para a aplicação do painel ripado, pode ser feita a contratação de profissionais para realizar todo o procedimento de instalação. Porém, se o objetivo é economizar, tem a opção de aderir ao DIY (faça você mesmo). Para isso, escolha o local desejado e se atente aos procedimentos que devem ser seguidos.

Para iniciar, é preciso medir o lugar e o material para ajustar e, se necessário, cortar o tamanho ideal do painel. Em seguida, deve ser preparada a superfície, que precisa estar limpa e nivelada. Para fixar o adereço, podem ser utilizados pregos encaixados com o auxílio de uma furadeira. Dependendo do material, o painel também pode ser colado. Com ele aplicado, podem ser realizados acabamentos com lixa, pinturas, selantes e vernizes.

unnamed () Easy Resize com
Os tons terrosos e suaves não somente agregaram personalidade, como perpetuaram a ideia de acalanto do quarto neste projeto de Paiva e Passarini Arquitetura / Fotografia: Xavier Neto

 

Cuidados e manutenção

Para manter o painel bonito e sem infestação de insetos, a manutenção deve ser feita conforme a frequência indicada para cada material e conforme a orientação do fabricante. Isso pode incluir a reposição da camada de selante ou verniz, ou até a reparação de alguma parte danificada.

Na hora de limpar, é necessário ter bastante cautela para não arranhar ou estragar o painel. Recomenda-se que a limpeza seja feita com o auxílio de panos úmidos, espanadores ou aspirador de pó. Esse cuidado deve ser feito de forma regular, para evitar o acúmulo de poeiras e outros resíduos.

 

unnamed T Easy Resize com
Dispostas na vertical ou horizontal, as placas ripadas podem oferecer diferentes paginações, ampliando o pé direito ou mesmo integrando ambientes ou camuflando portas, por exemplo.  Na imagem, Vini Bordon – Ripado Verde Oliva, da Teto Vinílico / Fotografia: Bruno Kruber e Guilherme Cunha

 

unnamed () Easy Resize com
Um dos pontos altos deste projeto da arquiteta Natalia Salla é o hall de entrada, que conta com iluminação em LED integrada a um painel ripado, além de um espaço dedicado à chapelaria e marcenaria personalizada / Fotografia: Flavio Dias

Compartilhe este post