Kit acessível de painel solar modular conta com um aplicativo em que é possível acompanhar quanta eletricidade já foi produzida e quanto CO₂ o consumidor economizou.
O custo de aquisição de painéis solares ainda é um grande impeditivo para os brasileiros começarem a gerar energia renovável. Porém, há também aqueles que simplesmente não podem instalar painéis solares no telhado. Pensando neste público, uma startup alemã criou painéis solares modulares projetados para varandas. Essa solução pode reduzir em até 25% as contas de energia elétrica em uma residência média, economizando até 600 quilos de CO2 por ano, o equivalente ao trabalho de uma usina de 1000 m2 de planta.
A We Do Solar, sediada em Berlim, vende kits com oito painéis solares que podem ser posicionados horizontalmente ou verticalmente de acordo com o espaço disponível. Além disso, não há problemas de segurança em relação ao peso adicional do equipamento na varanda, uma vez que cada painel pesa somente um quilo. Leves e fáceis de fixar em varandas ou janelas, os painéis são conectados a uma tomada de parede através de um único cabo. Com um pequeno inversor, a energia é convertida e pode ser utilizada em todo o apartamento.
A instalação também é fácil e rápida, sendo possível realizar sozinho, sem a necessidade de obter ferramentas específicas, qualquer conhecimento técnico ou mesmo contratar um eletricista, uma vez que instalado basta conectá-lo em uma tomada padrão para começar a captar a energia. Outra vantagem é que o equipamento não cria poluição visual: painel possui cor sólida em preto fosco, medindo 90x55cm. O kit de painel solar modular conta com um aplicativo em que é possível acompanhar quanta eletricidade já foi produzida e quanto CO₂ o consumidor já economizou.
Fonte: Ciclovivo
Imagens: Divulgação We Do Solar