Foto Easy Resize com ()

Para além do projeto em si

Inovador e autoexplicativo, projeto configura uma potente ferramenta de educação e pretende disseminar a conscientização por escolhas mais sustentáveis

 

Localizada em uma das regiões mais movimentadas da cidade, uma nova e inspiradora unidade McDonald’s avança em direção à sustentabilidade. Assinado pelo escritório Superlimão, o projeto para a unidade no bairro do Paraíso, com 220m2 de área, marca um passo significativo na evolução das práticas sustentáveis já adotadas pela rede global de restaurantes e é repleto de estudos e propostas alternativas.

O projeto é baseado na técnica de pré-fabricação, sendo parte da obra feita dentro de um galpão industrial e as peças pré-fabricadas montadas uma a uma, método que resulta em um processo mais eficiente, mais rápido e que visa reduzir impactos e consumos, proporcionando um ambiente de construção mais silencioso e um cronograma de obra mais curto. O escritório também optou pelo uso da madeira engenheirada, desde o teto até o piso, o que reduziu significativamente a pegada de carbono.

 

Foto Easy Resize com ()

Foto Easy Resize com ()

 

Fazendo uso de uma abordagem biomimética, a inspiração para os pilares do projeto veio dos troncos das árvores do canteiro central da Av. Bernardino de Campos, em frente a unidade. Solução criativa para vencer a limitação dos vãos máximos da madeira CLT, os pilares sustentam e contraventam a edificação, reforçando a conexão com a natureza e a temática sustentável em todo projeto. O teto verde ajuda a controlar a temperatura interna do salão.

Dentre as principais soluções sustentáveis adotadas, também se destacam os estudos de incidência solar realizados antes da implantação, como a instalação de brises para controle da insolação, e propostas alternativas aos materiais convencionalmente utilizados em obras, enfatizando o uso de materiais sustentáveis, nacionais e de fornecedores locais. 

“Como a conscientização ambiental é tão importante quanto as ações, decidimos ir além do projeto em si, transformando-o em uma poderosa ferramenta de educação e conscientização ambiental.” – Superlimão 

 

Foto Easy Resize com ()

MC DONALDS PAB SUPERLIMAO STUDIO Easy Resize com

Foto Easy Resize com ()

 

Caixas convencionais, área de retirada de pedidos, mesas, um McCafé e quiosque de sobremesa externo, produzido com propileno 100% reciclado, preenchem o térreo. Propostas alternativas seguiram os princípios sustentáveis planejados: o porcelanato foi substituído pelo Concresteel e foi utilizado o laminado de PET reciclado em vez do melamínico tradicional.

De modo a destacar estas e outras soluções, foi implementada uma jornada guiada por linhas amarelas marcadas no piso, conduzindo os clientes por alguns pontos específicos do restaurante. Neles, QR Codes fornecem informações detalhadas sobre os materiais e técnicas empregados no projeto. Um passo inovador, permitindo que, de certa forma, visitantes compreendam de forma intuitiva os princípios por trás dessa construção. “Desde o nascimento do projeto, fomos firmes na narrativa da sustentabilidade e na projeção que este tema teria ao ser aplicado num ambiente tão democrático quanto o McDonald’s”, acrescenta Maria Fernanda Elaiuy, arquiteta do Superlimão.

 

MC DONALDS PAB SUPERLIMAO STUDIO Easy Resize com

MC DONALDS PAB SUPERLIMAO STUDIO Easy Resize com

Foto Easy Resize com ()

 

Um elemento diferencia o novo Méqui das demais unidades: depois de estudar o entorno e fazer um levantamento das faculdades e escolas na região, decidiu-se instalar uma arquibancada contra uma das fachadas do restaurante, um padrão de assento especialmente implementado para atender às demandas crescentes por ambientes descontraídos, que oferecem espaços para relaxar, socializar e estudar. 

 

Foto Easy Resize com ()

Foto Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens: Maira Acayaba

Compartilhe este post