Empreendimento marca a estreia da aliança entre as duas empresas e reforça o novo momento do mercado imobiliário carioca, impulsionado pelo programa Reviver Centro
Um dos edifícios mais emblemáticos do modernismo carioca vai ganhar nova vida em um projeto que une legado histórico e transformação urbana. A Fator Realty, incorporadora com forte atuação no segmento de alto padrão, e a CIX Capital, gestora de ativos imobiliários com presença no Brasil e nos Estados Unidos, acabam de anunciar o retrofit de um edifício projetado por Lúcio Costa em 1969, localizado no início da Av. Presidente Vargas, Praça Pio X, na chamada ‘Zona Sul’ do Centro do Rio, que será lançado ainda em 2025.
O projeto marca a estreia da parceria entre a Fator Realty e a CIX Capital, que deve se estender para outros lançamentos futuros na região central do Rio e em outras regiões. O Centro do Rio vive um novo capítulo. A Fator Realty e a CIX Capital decidiram fazer parte dessa história, impulsionadas pelo trabalho competente do poder público e pelo cenário promissor que se desenha. Com uma infraestrutura já madura e um potencial residencial inexplorado, estamos prontos para criar projetos que tragam vida, beleza e novas possibilidades para a região, a qual é o coração pulsante da cidade.
A escolha da Fator como parceira foi estratégica: a incorporadora tem expertise consolidada no mercado nacional e histórico de sucesso em retrofits de edifícios emblemáticos, como o antigo prédio da Rio Urbe, no Humaitá – hoje em transformação no residencial de alto padrão FIRST, já com mais de 75% das unidades comercializadas.
“O programa Reviver Centro tem sido um divisor de águas para o mercado imobiliário carioca, atraindo investimentos de fora do estado e viabilizando projetos que transformam a cidade de forma estrutural. O retrofit deste icônico edifício na Praça Pio X é mais do que um empreendimento: é parte de uma mudança profunda na dinâmica econômica e urbana do Rio, com impacto direto também em outras indústrias, como turismo, comércio e serviços” – Vasco Rodrigues, CEO da Fator Realty.

Com 69 anos de atuação e tendo realizado empreendimentos em 14 estados, a Fator Realty já entregou mais de 60 mil unidades, consolidando-se como uma das maiores incorporadoras do país. Especializada também em construção civil de alta complexidade, tem no portfólio projetos hospitalares entregues para grandes grupos hospitalares como Amil, Unimed e Dasa e construção de shopping centers para grandes grupos nacionais como Allos e Multiplan.
A CIX Capital, por sua vez, é uma investida do Grupo Maiz que atua no mercado financeiro de capitais no Brasil e no exterior, com foco no segmento imobiliário. Com um portfólio de R$ 2,8 bilhões e mais de 100 negócios realizados em cidades como São Paulo, Manaus, Miami e Nova York, a empresa escolheu o Rio de Janeiro como novo destino estratégico de atuação.
“Participar do Reviver é trazer impacto positivo para a cidade, com a ocupação de imóveis na região, geração de empregos, crescimento do comércio local e qualidade de vida para a população. Com investidas em retrofit no mercado americano, a CIX Capital agora chega ao Rio de Janeiro contando também com a experiência e solidez da Fator Realty. O fundo estruturado para o empreendimento, o CIX Retrofit FII RL, demonstra um potencial atrativo com bom retorno para os investidores” – Carlos Balthazar, CEO da CIX Capital.
Um ícone modernista com vista para a Candelária
O novo empreendimento vai preservar e realçar o legado arquitetônico de Lúcio Costa. O edifício tem vista livre e privilegiada para um dos cartões-postais mais simbólicos da cidade: a Igreja da Candelária. O projeto será um marco por outro motivo: será um residencial de alto padrão lançado em uma das ruas principais do Centro do Rio, com interiores assinados pela arquiteta Natália Lemos, e layout do escritório Arquitetural. O retrofit vai respeitar as características originais do edifício modernista, mantendo vivas as linhas limpas, o uso inteligente da luz natural e a relação harmoniosa com a paisagem urbana.
A proposta é revitalizar, e não apagar, reforçando a importância do legado de Lúcio Costa para a arquitetura brasileira e para a identidade visual do Rio. “Preservar esse edifício é também preservar a história da cidade e entregá-la renovada para as próximas gerações”, destaca Vasco Rodrigues. Com 154 unidades, o lançamento do empreendimento está previsto ainda para este ano de 2025 e marca o início de uma nova fase de requalificação urbana no Centro do Rio, combinando valorização imobiliária, preservação do patrimônio e inovação no uso de espaços históricos.