Lançamento de Ana Neute, a Luminária Canoa é uma criação individual, desenhada para a Itens.
Exceto pela posição invertida, são várias as semelhanças entre a luminária de Ana e as canoas ancestrais, a começar pela lógica produtiva: ambas são construídas a partir de um bloco maciço de madeira, que é escavado artesanalmente e seu comprimento pode chegar até dois metros de comprimento sem emendas.
A Canoa é um objeto ancestral usado por diversos povos ao redor do mundo. Com a função de transporte ou lazer, a canoa corre os rios levando pessoas e alimento. Nessa versão, segundo a Ana, a canoa continuará transportando: a luz.
“Eu queria que fosse uma peça muito, muito delicada, que quase sumisse. A canoa não tem motor, ela simplesmente desliza na água. Tem essa relação de delicadeza, o que eu acho muito bonito. E a ideia da luminária era criar uma delicadeza com a mesa, com o espaço.” – Ana Neute
Com proporções delgadas (3 cm de altura e 7 de largura), a luminária pode ser executada com três comprimentos distintos: 50, 100 ou 200 cm, em Imbuia ou Freijó. A luminária Canoa, usada próxima à mesa, emite uma luz focada e direta. Para criar ritmo e personalizar seu uso, podem ser usadas diversas peças em tamanhos distintos, explorando alturas alternadas e sobrepondo umas às outras.
Por Redação
Imagens: Leo de Brito