DV FCDJI D FP Easy Resize com

Ponto de encontro paulistano

O retrofit do Edifício Renata, símbolo da arquitetura modernista, transformou um prédio comercial em um complexo multiuso no centro da cidade

 

Próximo à estação República do metrô de São Paulo (SP) está o Edifício Renata, projeto arquitetônico de Oswaldo Bratke que simboliza a imponência do movimento modernista na década de 1950. Porém, ainda que preserve os elementos vazados da construção original, o edifício hoje está visivelmente renovado – passou de empreendimento comercial a um complexo cultural, gastronômico e residencial, graças ao retrofit encabeçado pelo escritório METRO Arquitetos, comandado por Martin Corullon e Gustavo Cedroni.

 

DV FCDJI D FP Easy Resize com

 

DV FC DSF FP Easy Resize com

 

A intervenção proposta pela METRO buscou não apenas restaurar o Edifício Renata, como também recuperar um modo de vida tipicamente paulistano, que reúne em um único espaço as mais variadas atividades. Com 7640 m², o edifício conta com apartamentos, que variam de 26 a 240 m², para curta ou longa estadia, restaurantes, bar, café e espaços de eventos, além de áreas de lazer no pavimento intermediário, também acessíveis ao público. A METRO ainda acrescentou áreas condominiais que não existiam no projeto original, como academia, sauna e até mesmo uma piscina, que tem vista privilegiada para o Edifício Copan.

 

DV FCIMG FP Easy Resize com

DV FCIMG FP Easy Resize com
O Parador, localizado no terraço do edifício Renata, emerge como um ponto de encontro que harmoniza o charme de décadas passadas com a efervescência dos novos empreendimentos do centro da cidade. Este espaço multifuncional, dotado de piscina, restaurante e sauna, promete uma experiência única que transcende as expectativas tradicionais. A piscina é a intervenção mais perceptível no retrofit, agregando experiência contemporâneas para os moradores e visitantes.

 

Na arquitetura, apesar da preservação da estética original, houve uma importante melhoria com a instalação de caixilhos recuados das fachadas com cobogós, criando um espaço intermediário avarandado, ensolarado e multifuncional para os residentes.

 

DV FCDJI D FP Easy Resize com
Os elementos vazados das faces sul e norte foram reproduzidos com o mesmo material da época para substituição das peças quebradiças, assim como os azulejos da face leste.

 

Os interiores também foram projetados pela METRO, com apartamentos que incorporam a simplicidade do modernismo e o minimalismo da marcenaria nipônica. Além disso, a METRO Objetos, braço do escritório focado em design, desenvolveu uma linha de produtos exclusiva para o edifício, como cômodas, estantes, aparadores e mesas de cabeceiras feitas de peças moduláveis, que podem ser adaptadas às demandas dos usuários.

 

DV FCIMG FP Easy Resize com

DV FCIMG FP Easy Resize com

DV FCIMG FP Easy Resize com
A transformação compreendeu a adaptação das lajes de escritório para criar 93 unidades residenciais de diferentes tipologias (de 25m² a 284m²). A nova configuração valoriza a história do bairro, que possui bons exemplos de edifícios com múltiplas tipologias, como o Copan e o Louvre.

 

O Edifício Renata Sampaio Ferreira foi inaugurado em 1956 e, juntamente a construções como o Copan e o antigo Hilton Hotel, integra um grupo de seis edificações tombadas em 2012 pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) da chamada “São Paulo Moderna”, conjunto urbano de grande valor histórico e arquitetônico no centro da cidade de São Paulo. Em 2024, a METRO Arquitetos recebeu um prêmio da revista britânica The Monocle Design pelo seu trabalho na revitalização do Edifício Renata, na categoria “Melhor Retrofit”.

O edifício é operado pela multinacional Blueground e os apartamentos estão disponíveis para aluguel na plataforma Tabas. As unidades são locadas já mobiliadas, com um mínimo de dois dias de permanência, abrangendo todas as despesas de consumo, aluguel e taxas condominiais. O espaço também está aberto a visitações, especialmente para frequentadores do espaço gastronômico e dos eventos culturais.

 

DV FCIMG FP Easy Resize com

RENATA SAMPAIO DIV R CORTES page Easy Resize com

 

RENATA SAMPAIO DIV R PLANTA PAVIMENTO INTERMEDIÁRIO page Easy Resize com

 

RENATA SAMPAIO DIV R PLANTA PAVIMENTO TÉRREO page Easy Resize com

 

RENATA SAMPAIO DIV R PLANTA EMBASAMENTO page Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Victor Hugo Felix
Fotos: Fran Parente

Compartilhe este post