IMG Easy Resize com

Ponto de ENCONTRO

Propondo relacionar-se abertamente com o entorno, a composição equilibrada entre limites construídos e não construídos deste conjunto habitacional configura espaço central para uso mútuo. 

 

CapaDuplMatéria Easy Resize com

 

Voltadas para um pátio coletivo, as 8 unidades habitacionais de 74 m² deste projeto foram planejadas de forma a contemplar, desde suas varandas, um espaço intermediário de uso comum, público, na premissa de valorizá-lo como uma extensão urbana, sugerindo o surgimento de um ponto de encontro. As Casas AV, idealizadas pelo Atelier Daniel Corsi, foram projetadas para uma nova área urbana nos arredores da cidade de Avaré, interior de São Paulo, e concebidas de modo a interagir com o contexto envolvente, dispondo o conjunto em dois grupos cuja posição do terreno de 640 m² delimita um espaço coletivo que se tornará o centro do projeto. 

 

De estruturação compacta e 2 pavimentos, as unidades são articuladas duas a duas a partir de núcleos que abrigam as estruturas principais e todas as instalações da construção, provendo todas de iluminação direta em vários momentos do dia. “Suas modulações possibilitam o uso de estruturas convencionais de concreto armado e lajes pré-fabricadas, que tornam a construção mais rápida e econômica.  

 

“O entrelaçamento das atividades destes núcleos é o que possibilita que as unidades possam aproveitar as dimensões do lote de maneira mais eficiente ”, pontua o arquiteto Daniel Corsi. 

 

SugestãoPag Easy Resize com

 

 

Buscando eficiência econômica e construtiva, o projeto fez uso de materiais diversos, variando-os entre estrutura, fechamentos e aberturas. Fechamentos de alvenaria, caixilhos modulares, vidro, telhas metálicas e madeira, as unidades condensam em si uma composição de tecnologias tradicionais e contemporâneas. O piso do pátio central é permeável, permitindo a penetração de água de chuva diretamente no solo. 

 

“As condições climáticas locais conduziram o projeto ao uso de elementos construtivos que pudesse amenizar a incidência de calor, preservando o conforto interno”, observa o arquiteto ao ressalvar que a cobertura possui duas camadas e a parte superior dos caixilhos conta com venezianas que permitem ventilação constante através do forro do pavimento superior.  No pavimento inferior, pátios e varandas são protegidos pelos estratégicos e amplos beirais da cobertura.

 

Conceitualmente, o projeto se destaca pela autenticidade e pela valorização do espaço público, do “vazio” originado pela composição espacial dos elementos construtivos que convida à atividades mútuas. Um espaço que articula e se comunica com a rua, ao mesmo tempo se integra e resguarda as unidades residenciais. 

 

SugestãoPag Easy Resize com

 

“Um conjunto arquitetônico representativo da essência do espaço que se configura no tempo como oportunidade social: a arquitetura como geradora de cidades e do encontro de seus habitantes”, finaliza Daniel. 

 

O projeto foi vencedor do Prêmio W Award, pelo Ministério da Cultura – Instituto São Paulo de Arte e Cultura na categoria Arquitetura Residencial e finalista do 1° Prêmio Akzonobel de Arquitetura, pelo Ministério da Cultura – Instituto Tomie Ohtake. 

 

SugestãoPag Easy Resize com

 

Elevation Southeast Opened Elevação Sudeste Aberta Easy Resize com

 

Plan Ground Floor Planta Pavimento Térreo Easy Resize com

 

 

 

Por Redação
Imagens: Nelson Kon 

 

 

 

 

Compartilhe este post