Inovação responsável, Coleção Eco Stone faz sua estreia junto a primeira embarcação movida a hidrogênio no Brasil
A Porto Brasil Cerâmica, referência nacional em design e inovação no segmento de mesa posta, marca presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) com a linha sustentável Eco Stone. A coleção foi a escolhida pela arquiteta Tânia Ortega, responsável pelo projeto de decoração do JAQ H1, a primeira embarcação de pesquisas e experiências movida a hidrogênio verde nas águas brasileiras, um verdadeiro laboratório flutuante de sustentabilidade, um projeto do Grupo Naútica.
Unindo sofisticação, funcionalidade e consciência ambiental, a Eco Stone reflete a essência da Porto Brasil em sua busca por inovação responsável. Desenvolvida a partir da reutilização de argilas e esmaltes reciclados provenientes da própria produção, a linha é resultado de processos que reduzem emissões e promovem a economia circular. O calor dos fornos é reaproveitado, e sistemas fechados de água e gás natural otimizam recursos, diminuindo significativamente a pegada de carbono da fábrica.
A coleção apresenta quatro linhas inspiradas nos biomas brasileiros: Amazônia, Atlântica, Cerrado e Pampa e oferece pratos rasos, fundos e de sobremesa. Cada detalhe foi pensado para traduzir o equilíbrio entre natureza e design, com texturas que remetem às pedras e cores que evocam a biodiversidade nacional.




Durante a COP30, em parceria com o JAQ H1, a Porto Brasil integra um seleto grupo de marcas comprometidas com inovação e sustentabilidade. O projeto, liderado pelo Grupo Náutica, posiciona o Brasil como protagonista global na transição energética e na promoção de práticas sustentáveis em diferentes setores, do transporte marítimo à arte de receber bem. Com a Eco Stone, a Porto Brasil Cerâmica reafirma seu papel como pioneira verde no design de mesa posta, provando que a verdadeira elegância está também em cuidar do maior lar de todos: o planeta.

Fotos: Divulgação.
